Educação Inclusiva

educa-inclusiva

Aprovado pela Resolução PG Nº 06 DE 20/07/2017

COORDENAÇÃO: Aurilene Costa de Andrade

OBJETIVOS: Oferecer aos profissionais da área subsídios para atuarem na prática da educação especial inclusiva, adotando metodologias inovadoras para que os professores possam através de uma base teórica e de experiências, trabalhar e construir mecanismos pedagógicos interdisciplinares a partir dos quais os conteúdos curriculares são abordados de forma diferenciadas com a finalidade de responder aos diversos estilos e provendo aos participantes de uma visão abrangente e atualizada da educação das pessoas com necessidades educacionais especiais, no contexto do atendimento educacional especializado;

PÚBLICO-ALVO: Portadores de diploma de nível superior de qualquer área de formação que tenham interesse nos estudos sobre educação especial e inclusão. Tanto aos jovens, interessados em complementar suas formações para atender os requisitos do mercado de trabalho, como aos mais experientes, que não receberam um treinamento formal na área, mas que no cotidiano das escolas, empresas, órgãos públicos e entidades do terceiro setor, recebem uma demanda crescente de atividades desafiadoras relativas ao assunto.

Carga horária: 450 horas

 

Matriz curricular           

  • Teorias e Tendências Pedagógicas
  • Pluralismo Cultural
  • Teorias Cognitivas da Aprendizagem
  • Didática do Ensino Superior
  • Metodologia da Pesquisa em Educação
  • Políticas de Educação Especial: da exclusão a inclusão
  • Estudo do Desenvolvimento Humano na Perspectiva Inclusiva
  • Contexto Familiar na Diversidade
  • Deficiência Auditiva
  • Deficiência Visual
  • Deficiência Física
  • Deficiência Intelectual
  • Altas Habilidades
  • Deficiências Psicossociais (TDAH, TC, TIDs)
  • Um Novo Olhar para as Dificuldades de Aprendizagem
  • Práticas de Leitura e Escrita na Diversidade
  • Avaliação na Perspectiva Inclusiva
  • As Relações Intra e Interpessoais na Escola das Diferenças
  • Estágio Supervisionado
    *Orientação do Artigo Científico