Psicomotricidade, Ludicidade e Inclusão

motric-inclusao

 

Aprovado pela Resolução PG Nº PG Nº 16 de 20/07/2017

COORDENAÇÃO: Aurilene Costa de Andrade

OBJETIVOS: Capacitar os alunos para o exercício profissional da práxis psicomotora no âmbito educacional, promovendo a inter-relação dos conteúdos das ementas ao processo de assimilação da aprendizagem.

PÚBLICO-ALVO: Professores, Profissionais da Educação Física, Médicos, Enfermeiros, Pedagogos, Psicopedagogos, Psicólogos, Fonoaudiólogos, Terapeutas Ocupacionais, Assistentes Sociais, e/ou Profissionais de áreas afins.

Carga horária: 700 horas

Matriz curricular     

  • Didática do ensino superior
  • Pluralismo cultural
  • Teorias e tendencias pedagógicas
  • Teorias cognitivas da aprendizagem
  • Metodologia da pesquisa em educação
  • Epistemologia, histórico e conceitos da psicomotricidade
  • Bases psicogenéticas da psicomotricidade
  • Bases psicanalíticas da psicomotricidade
  • Bases neuropsicológicas do desenvolvimento psicomotor
  • Lucididade e as relações psicomotoras
  • Transtornos psicomotores
  • Anamnese e avaliação psicomotora
  • Relação com os objetos e vivências psicomotoras
  • Estágio em psicomotricidade
  • Psicomotricidade aquática
  • Oficina de inclusão I – orientação e mobilidade –braille
  • Educação e desenv. de alunos surdos –múltiplas deficiências
  • Oficina de inclusão II- libras
  • Relações psicomotoras e práticas circenses
  • Oficina de inclusão III- práticas circenses
  • Ludopedagogia e educação infantil
  • Oficina IV- a arte de ensinar pelo lúdico
  • Orientação do TCC: Artigo Científico e Portfólio