Psicomotricidade, Ludicidade e Inclusão
Aprovado pela Resolução PG Nº PG Nº 16 de 20/07/2017
COORDENAÇÃO: Aurilene Costa de Andrade
OBJETIVOS: Capacitar os alunos para o exercício profissional da práxis psicomotora no âmbito educacional, promovendo a inter-relação dos conteúdos das ementas ao processo de assimilação da aprendizagem.
PÚBLICO-ALVO: Professores, Profissionais da Educação Física, Médicos, Enfermeiros, Pedagogos, Psicopedagogos, Psicólogos, Fonoaudiólogos, Terapeutas Ocupacionais, Assistentes Sociais, e/ou Profissionais de áreas afins.
Carga horária: 700 horas
Matriz curricular
- Didática do ensino superior
- Pluralismo cultural
- Teorias e tendencias pedagógicas
- Teorias cognitivas da aprendizagem
- Metodologia da pesquisa em educação
- Epistemologia, histórico e conceitos da psicomotricidade
- Bases psicogenéticas da psicomotricidade
- Bases psicanalíticas da psicomotricidade
- Bases neuropsicológicas do desenvolvimento psicomotor
- Lucididade e as relações psicomotoras
- Transtornos psicomotores
- Anamnese e avaliação psicomotora
- Relação com os objetos e vivências psicomotoras
- Estágio em psicomotricidade
- Psicomotricidade aquática
- Oficina de inclusão I – orientação e mobilidade –braille
- Educação e desenv. de alunos surdos –múltiplas deficiências
- Oficina de inclusão II- libras
- Relações psicomotoras e práticas circenses
- Oficina de inclusão III- práticas circenses
- Ludopedagogia e educação infantil
- Oficina IV- a arte de ensinar pelo lúdico
- Orientação do TCC: Artigo Científico e Portfólio