EDIÇÃO ANTERIOR – REVISTA 1
REVISTA Nº 001
1-EDITORIAL
Venho apresentar à comunidade científica e aos profissionais de entidades públicas e privadas, com muita alegria e sentimento de dever cumprido, o primeiro número da Revista PLUS FRJ – A Revista Multidisciplinar em Educação e Saúde da Faculdade Regional Jaguaribana.
A revista nasce com o intuito de contribuir para o entendimento e aprofundamento da educação e da saúde, mediante a divulgação de trabalhos de pesquisa e de análises teóricas que possam subsidiar as atividades acadêmicas e o aprimoramento da Educação e da Saúde no meio acadêmico e institucional.
Tendo em seus conteúdos uma base pressuposta de que teoria e pesquisa empírica podem e deve ser interdependente, assim a revista pretende contribuir para a evolução do conhecimento multidisciplinar, tendo em vista que a educação e a saúde podem andar juntas, abrangendo questões pluralistas para publicação de trabalhos de cunho teórico, bem como na educação e na saúde, e em todas as áreas afins.
Deixando claro que a revista não tem compromissos com quaisquer correntes de pensamento ou áreas específicas de pesquisas, pautando-se unicamente pela excelência acadêmica.
A primeira edição da revista é composta de onze artigos selecionados cuidadosamente do universo de trabalhos do corpo docente e discente do Instituto Plus, com o objetivo de inicialmente só publicar artigos submetidos à apreciação da FRJ.
Tendo o intuito de aumentar gradualmente a proporção de trabalhos externos a FRJ, pois à medida que a revista venha a ser conhecida na comunidade acadêmica e nas organizações públicas e privadas. A expectativa é de rápida inserção.
Aqui está, pois, a Revista PLUS FRJ. Cabe à comunidade acadêmica torná-la grandiosa.
Editor
Margareth Brito
2 – CONTRIBUIÇÕES DA TECNOLOGIA EDUCACIONAL NO CONTEXTO DA SALA DE AULA
SOUZA De, Raphael Pires
NETO, Enéas Arrais
O presente estudo bibliográfico se propõe a refletir sobre Contribuições da Tecnologia Educacional no Contexto da Sala de Aula, para tanto são mostradas a legislação e concepções de alguns teóricos tais como: Sampaio & Leite (2005), Pocho, et all (2012), Perrenoud (2000), Moran (1991), Libâneo (1994), dentre outros. A metodologia desenvolvida oportunizou valorizar a tecnologia no contexto da contemporaneidade especialmente a tecnologia educacional. As reflexões observadas nos leva a compreender o valor da formação permanente do professor incluindo a apropriação de conhecimentos referentes às novas tecnologias. O estudo mostra ainda que o processo de aprendizagem pode ser estimulado pelo uso de tecnologias simples, ou complexas para atender as necessidades de todos os alunos o que nos induz a afirmar a importância do letramento informacional na função docente.
3 – REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DA PESQUISA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR EM FUNÇÃO DA DIVERSIDADE
Timbó, RAIMUNDA CID
O presente artigo discute sobre a contribuição da pesquisa na formação inicial e continuada do professor. O envolvimento com a pesquisa científica é um desafio que enriquece a formação acadêmica e a aquisição do conhecimento que irão acompanha-los para sempre. Portanto, essa rica experiência de estudo servirá de base para o desenvolvimento do pensamento analítico e da visão crítica da realidade, que são os pilares da construção de uma atitude científica que dá suporte a qualquer carreira profissional consistente. Ressaltando que no ensino superior, a pesquisa é um dos três objetivos a que se dedicam as instituições, ao lado do ensino e da extensão universitária.
4 – OS JOVENS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO CEARÁ E O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO ENQUANTO FERRAMENTA DE INGRESSO
SILVA, Danielle dos Santos
A pesquisa aqui proposta tem por objetivo analisar as metodologias abordadas no tocante ao preparo de jovens para o ingresso nas instituições de ensino superior a partir do Exame Nacional do Ensino Médio lançando um olhar para os malefícios e segregações que são vivenciados no espaço educacional de instituições preocupadas em manter a ideologia do primeiro lugar e levantando possíveis hipóteses para a aceitação destas práticas pelas famílias, tal proposito foi impulsionado pelas inquietações centrais: por que as instituições de ensino médio segregam os alunos e acabam por ofertar melhores condições a alguns do que a outros? Por que o ingresso nas universidades é algo ainda de tão difícil acesso? Para desenvolvimento da mesma serviram como referencia os autores Antunes (2014), Buarque (2014) e Carneiro (2012), dentre outros que atuam na construção de pesquisas pertinentes ao cenário educacional. Ao final o que se espera de fato não é fornecer respostas prontas mas causar novas inquietações para que a temática continue a ser explorada e possa posteriormente favorecer posturas para o aumento de cada vez mais jovens no meio acadêmico, se isso os satisfizer, gerando que formas que possibilitem proximidade entre as escolas regulares e o ambiente acadêmico para facilitar o ingresso e permanência dos jovens nestes espaços.
5 – EDUCAÇÃO UM DESAFIO TECNOLÓGICO
RAMOS, Flávio Ribeiro Carvalho
A proposta deste trabalho é contribuir com a educação promovendo um debate que se vem desenvolvendo em volta do papel da natureza da tecnologia para a educação. No entrelaçamento de conceitos complexos, o resultado final pretendido será um marco de compreensão para a vinculação entre ética e cidadania, de um lado, e educação de outro, com propósito de serviço para a inclusão do indivíduo na sociedade em seu contexto geral tendo como ferramenta a educação.Compreender como funciona a tecnologia no ato da educação, possibilitando: um ensino melhor, formação continuada, ambiente de trabalho, entre outros. Quando o professor conhece o significado que tem a tecnologia, a educação ganha cada vez mais qualidade, pois está trazendo para a educação a evolução que nela consiste hoje, a educação passou e passa; por vários processos de construção, todos os dias há um novo progresso nos meios de comunicação e linguagem tecnológica entre outros avanços, sempre em prol de uma educação melhor, no sentido de formar cada vez mais alunos/cidadãos aptos a atuarem no mercado de trabalho. Para que se tenha um ganho na qualidade da educação se faz necessário por parte do professor conhecer o processo de aprendizagem que nos apresenta a era informacional como um sistema formado por um conjunto de elementos que favorecem a compreensão, a educação e o conhecimento apresentando os pontos essenciais para este conjunto. Neste contexto vislumbraremos que, essa nova forma de educar, comunicar e informar promova um diálogo, inclusão e uso em todos os aspectos da sociedade.
6 – SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR: Possíveis relações entre a exaustão física e emocional com a atividade da docência.
MENDONÇA De, Ana Carolina Ferreira
BEZERRA, José Airton De Castro
O estresse ocupacional constitui-se como uma experiência extremamente desagradável e está associada a sentimentos de sofrimento, tensão, ansiedade, frustração e depressão, e que são desencadeados por fatores presentes no ambiente de trabalho. Essas condições de estresse podem gerar um estado de adoecimento denominado como Síndrome de Burnout. Esse artigo terá como objetivo abordar os fatores que podem causar a Síndrome de Burnout em professores que lecionam no ensino superior. Com o intuito de refletir a partir das relações complexas decorrente dessa Síndrome, vamos a um primeiro momento, descreveremos as relações institucionais entre os professores e os alunos como fatores que podem interferir na saúde mental dos professores e depois discutiremos as relações não saudáveis que o professor pode manter com os seus colegas e com a instituição na qual trabalha e por último mencionaremos a angústia, que pode vir a aparecer em alguns professores, por ocuparem um lugar de tanta responsabilidade e permeado por tantas cobranças, metas, competitividade. Nesse sentido, realizam-se um estudo bibliográfico com as contribuições de vários autores, estudiosos, pesquisadores sobre a temática desse trabalho.
7 – ENSINO SUPERIOR E MERCADO DE TRABALHO: a dificuldade dos profissionais do ensino superior para entrar no mercado de trabalho.
SANTIAGO, Paulo Eduardo De Souza
O escopo central deste artigo é analisar os requisitos necessários pelos profissionais recém-formados para ingressar no mercado de trabalho. As novas variáveis presentes no mercado deste novo tempo exigem uma mudança nos paradigmas organizacionais e profissionais. Essas concepções serão apresentadas nesse artigo consubstanciadas nas ideias de autores como Luckesi,Chiavenato, Tamayo, Paschoal, Trevisan, dentre outros. Neste novo cenário surgiram novos setores de atividades que se manifestam como elementos indispensáveis na busca pela diversidade competitiva, conduzidos por uma submissão cada vez maior às tecnologias da informação, com a utilização gradativa desses sistemas de informação para administrar o negócio. Isso porque a consolidação da sociedade do conhecimento em um universo globalizado passou a exigir que esses conhecimentos fossem desenvolvidos, processados e difundidos com tamanha rapidez que de alguma forma não tem sido acompanhados pelos recém-formados e pelas organizações empresariais. Essas dificuldades aliadas à transformação da sociedade, a globalização e a expansão da tecnologia fazem com que o grande diferencial competitivo das organizações passe pela capacidade intelectual dos recursos humanos, bem como as atribuições desenvolvidas pelos indivíduos que nelas atuam, podendo assim, atender à
demanda pelo imediatismo, pautado pela conexão interna dos processos, e também pelo desenvolvimento de habilidades para se adaptar às mudanças mercadológicas.
8 – DOCÊNCIA NA EAD: O PAPEL DO TUTOR NO PROCESSO DE ENSINO E DA APRENDIZAGEM
SILVA Da, Fernanda Maria Diniz
O desenvolvimento das tecnologias de informação e da comunicação proporcionou o fortalecimento da educação a distância a partir do uso de inúmeros recursos disponibilizados pela Internet. Nesse cenário, a figura tradicional do professor presencial cede espaço ao professor tutor. Desse modo, o principal objetivo do presente trabalho é verificar qual é o papel do tutor frente ao processo ensino-aprendizagem. É importante ressaltar que a EaD representa para o
mundo contemporâneo uma importante ferramenta de democratização do conhecimento, possibilitando que o aluno independente do espaço onde esteja e do tempo que disponha para se formar, possa ter acesso ao estudo. Nesse contexto, o tutor exerce o papel fundamental de mediador do processo de construção do conhecimento do educando, efetivado a partir do uso das tecnologias. A metodologia utilizada para elaboração deste estudo será a pesquisa bibliográfica. Como fundamentação teórica, faremos uso das contribuições de estudiosos como Vygotsky, Paulo Freire, Almeida e Corrêa.
9 – A EDUCAÇÃO FAMILIAR E O SEU REFLEXO NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL NA ESCOLA.
LIMA, Maria Queivilane Correia
A proposta deste artigo é fazer uma reflexão sobre a influência do contexto familiar nas relações escolares da primeira infância. Família e escola constituem ambientes essenciais na formação do desenvolvimento do ser humano. A família tem atravessado inúmeras mudanças e transformações na estrutura de pensamentos, valores, tempo dedicado às crianças, o consumismo, a má utilização da tecnologia e falta de limites trazendo assim, inúmeros problemas na vida emocional dos filhos. As relações familiares em seu caminho percorrido marcam profundamente a relação do indivíduo no ambiente escolar. Neste trabalho são destacadas situações vivenciadas pelo setor de atendimento ao aluno, em uma determinada escola em Fortaleza/CE. Os problemas trabalhados se referem às dificuldades de comportamento e aprendizagem, além de transtornos diagnosticados por laudo médico que necessitam de um acompanhamento direcionado. A equipe escolar trabalha em parceria com a família em busca da construção da personalidade saudável da criança em suas áreas emocional, intelectual, física e social. Neste contexto é importante se considerar todos os problemas vivenciados hoje nas escolas em relação à indisciplina, a falta de respeito ao outro, agressividade nos relacionamentos e bullying. Diante dos problemas apresentados é fundamental que família e escola estejam em uma relação de confiabilidade mútua e compartilhando a mesma linguagem nas estratégias encontradas em busca de soluções, que é o bem-estar do desenvolvimento da criança.
10 – AS CONTRIBUIÇÕES DA DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR.
LIMA, Maria Vandia Guedes
O presente artigo cujo título: As Contribuições da Didática do Ensino Superior na Formação do Professor tem como objetivo analisar a didática do ensino superior e sua influencia na formação do professor, e como esse pode construir e reconstruir sua identidade profissional. Também tem o intuito de mostrar como a interação da teoria com a prática é fundamental, sem esse elo não se pode garantir ao discente e ao educador a formação integral. Para fundamentar esse estudo buscou-se se pautar em vários teóricos como: Candau (1984), Libâneo (2012), Freire (1996), Veiga (1989), Pimenta (1989) e outros. A metodologia utilizada possui uma abordagem quantiqualitativa, que foram aplicadas uma entrevista com 11 perguntas para 30 professores. As conclusões apontam que no momento que o professor universitário reconhecer à didática, e os diversos métodos de ensino, e mais do que isso, colocar em prática, poderá favorecer uma transformação na sua postura dentro do meio educacional, interferindo inteiramente na formação de profissionais de qualidade, e que estão aptos para o mercado de trabalho.
11 – PLURALISMO CULTURAL, RELAÇÕES DIÁRIAS E TOLERÂNCIA SOCIAL
BEZERRA, José Airton de Castro
Quando estamos trabalhando em um ambiente escolar, nos deparamos todos os dias, a cada minuto, com a diversidade cultural. Novas pesquisas apontam a necessidade de se estar sempre preparado, ou buscando estar, como tarefa principal de muitos educadores, frente a essa nova visão de mundo. Segundo Canen (2002, p. 207), “Reconhecer que a sociedade brasileira é multicultural significa compreender a diversidade étnica e cultural dos diferentes grupos sociais que a compõem”. No contexto atual do mundo, a principal atitude de desenvolvimento social é a educação. Um país que quer mudar seu rumo socialmente, economicamente e culturalmente tem que investir maciçamente na educação, principalmente naqueles que se tornarão futuros educadores, e, em particular, nos educadores de escolas públicas e privadas, através de projetos de educação continuada. Segundo Candau (1997), uma das preocupações está voltada para a análise crítica dos estudos na prática de formação de professores, nos quais as questões culturais e o impacto nas escolas não são temas abordados de forma a possibilitar uma mudança nessa visão reducionista praticada na escola.Nesse sentido, precisamos apontar o seguinte questionamento, como podemos criar uma escola diferente? Nosso objetivo é discutir as relações sociais na sociedade atual a partir da necessidade de entendimentos e quebras de paradigmas, uma vez que as mudanças impulsionam uma escola diferente, moderna e que atenda às necessidades da sociedade. Vamos construir um artigo bibliográfico tomando como base de ideias e argumentações autores como Candau (1997), Canen (2002), Ferreira (2001), Bobbio (1992), entre outros que vão proporcionar a construção desse artigo.
12 – PORTFÓLIO: CAMINHO TEÓRICO-METODOLÓGICO PARA A FORMAÇÃO CRÍTICO-REFLEXIVA DO ARTE-EDUCADOR.
RABELO, Cleison Luis
O presente artigo trata sobre oPortfólio: Caminho Teórico-metodológico para a Formação Crítico-reflexiva do Arte-educador. Teve como objetivoanalisar como o Curso De Pós-Graduação Lato Sensu de Arte-Educação e Cultura Popular contribui para a formação crítica e reflexiva do arte-educador. O estudo foi bibliográfico e documental. Apresentando como foco de análise os portfólios elaborados por alunos do Curso de Arte-Educação e Cultura Popular, a partir dos quais foi selecionada uma amostra. Os critérios de escolha foram: capacidade de sequência lógica e clareza; a formação docente. Quanto aos aspectos teóricos ressalta-se que foi realizado diálogo entre variados autores cujas obras se referem à temática pesquisada: formação docente, história da arte, prática educativa crítico-reflexiva e a utilização do portfólio como dispositivo teórico-metodológico para a formação do professor. Conclui-se, ao final que as possibilidades de utilizar o portfólio como recurso para a formação do arte-educador são relevantes, pois atendem aos paradigmas educativos e sociais contemporâneos.