APRESENTAÇÃO

A História da Faculdade Regional Jaguaribana – FRJ está alicerçada na experiência acumulada de um grupo de educadores, dentre os quais, destaca-se o professor Cleison Luís Rabelo, natural do município de Alto Santo – CE e filho de uma das primeiras professoras a atuar como alfabetizadora na região.

40-spacer

Desse modo, a história desse mantenedor e diretor geral da IES está intimamente condicionada permanentemente à educação em seu sentido restrito, haja vista, além de sua origem familiar, ter prosseguido seus estudos iniciais a partir de movimentos católicos como seminarista.

40-spacer

Como profissional, em sua terra natal, Alto Santo – CE, o professor Cleison Luis Rabelo exerceu as seguintes funções: professor do Centro Educacional Alexandrino Diógenes; professor temporário da rede estadual nas escolas Francisco Nonato Freire e Urcesina Moura Cantídio; Secretário Municipal de Educação (2004) e Secretário Municipal de Cultura (2005).

40-spacer

Porém, inquieto com suas expectativas acerca da educação brasileira, o professor Cleison Luis Rabelo criou o Instituto Teológico Padre Giuliano – ITEPAGI, que tem por finalidade a elaboração e execução de projetos na área de educação, cultura e assistência social, bem como o desenvolvimento de cursos de nível básico, técnico e de formação continuada, além da geração de tecnologias voltadas para o interesse social e o desenvolvimento das comunidades em geral.

40-spacer

A partir dessa expectativa, o professor Cleison Luis Rabelo comprova empiricamente que é possível propiciar às dezenas de jovens alto-santenses, a oportunidade de se capacitarem para novos empreendimentos e novas conquistas, galgando novos lugares sociais e auxiliando a comunidade em seu desenvolvimento histórico, econômico e social.

40-spacer

No que concerne ao contexto regional em que se insere a IES, há que se destacar que os idealizadores deste projeto ousado e visionário, fizeram um amplo estudo antes da sua implantação, considerando, inclusive cenários determinantemente pessimistas para a efetivação do mesmo.

40-spacer

A Faculdade Regional Jaguaribana – FRJ está localizada na cidade de Alto Santo – CE, pertencente ao Vale do Jaguaribe e abrangerá dezoito municípios totalizando uma população de 441.260 habitantes, além de outras cidades limítrofes que compõem toda expectativa da região.

40-spacer

Dessa maneira, a FRJ tem plena convicção de que a sua inserção irá exercer um papel estratégico no desenvolvimento de sua região e, logo, do país, a partir de seu comprometimento com a produção e a socialização de conhecimentos, alicerçadas a um processo dinâmico e permanente de interlocução com a sociedade em que se insere. Afinal, como instituição social, ela está circunscrita a contextos históricos, políticos, econômicos e culturais determinados, na busca de contribuir cada vez mais significativamente para o desenvolvimento da região.

40-spacer

Nesta certeza, a Faculdade Regional Jaguaribana nasce com o propósito de participar ativamente da construção de uma nova sociedade, transformando pessoas e realizando sonhos!

40-spacer

Diretor Geral
Cleison Luís Rabelo