Bacharelado em Psicologia
Coordenadora do curso: DIANA CARLA PEREIRA DA SILVA
E-mail: coord.psicologia@frjaltosanto.edu.br
Objetivo Geral:
O Curso de Bacharelado em Psicologia tem como objetivo principal a formação de Psicólogos
competentes, críticos, comprometidos com a saúde psíquica e com o projeto ético-político-social da profissão para os cuidados na saúde psíquica da população de Fortaleza – CE. Trata-se de formar um profissional crítico com capacidade de leitura dos diferentes contextos em que a saúde psíquica é um aspecto essencial ao desenvolvimento socioeconômico e à qualidade de vida da população.
Objetivos específicos:
Através do desenvolvimento de conhecimentos científicos, tecnológicos e práticos, o Curso de
bacharelado em Psicologia apresenta os seguintes objetivos específicos:
- Construir e desenvolver o conhecimento científico em Psicologia;
- Compreender os múltiplos referenciais que buscam apreender a amplitude do fenômeno psicológico em suas interfaces com os fenômenos biológicos e sociais;
- Reconhecer a diversidade de perspectivas necessárias para compreensão do ser humano e incentivo à interlocução com campos de conhecimento que permitam a apreensão da complexidade e multi determinação do fenômeno psicológico;
- Compreender criticamente os fenômenos sociais, econômicos, culturais e políticos do País, fundamentais ao exercício da cidadania e da profissão;
- Atuar em diferentes contextos, considerando as necessidades sociais e os direitos humanos, tendo em vista a promoção da qualidade de vida dos indivíduos, grupos, organizações e comunidades;
- Respeitar à ética nas relações com pacientes e usuários, com colegas, com o público e na produção e divulgação de pesquisas, trabalhos e informações da área da Psicologia;
- Formar profissionais com habilidades teórico metodológicas, técnico-operativas e ético políticas comprometidas com os valores e princípios norteadores da profissão;
- Estimular a atitude investigativa como princípio, de modo a apreender, demonstrar e intervir junto aos fenômenos da realidade psíquica;
- Instrumentalizar o acadêmico para o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias ao exercício profissional através da articulação entre ensino, pesquisa e extensão;
- Estimular o aperfeiçoamento profissional através de capacitação continuada;
- Contribuir para o desenvolvimento da região de inserção, mediante políticas de inclusão social.
- Dotar o aluno de uma visão empreendedora com vistas a geração e consolidação de novos órgãos, clínicas e projetos voltados a oferta de subsídios necessários à saúde psíquica;
- Fornecer subsídios para o estabelecimento de estratégias e tomadas de decisão com vistas ao alcance de resultados na gestão de pessoas;
- Tornar o Curso de Psicologia da Faculdade Regional Jaguaribana – FRJ referência na formação de profissionais para o mercado de trabalho e na oferta de serviços voltados à saúde psíquica e à gestão de pessoas a partir de sua Clínica-Escola de Atendimento Psicossocial.
- Ter capacidade para diagnosticar e solucionar problemas de saúde, de comunicar-se, de tomar decisões, de intervir no processo de trabalho, de trabalhar em equipe e de enfrentar situações em constante mudança;
- Reconhecer as relações de trabalho e sua influência na saúde;
- Ter responsabilidade frente ao processo de formação de recursos humanos;
- Ter plena atenção às especificidades regionais de saúde através de intervenções planejadas estrategicamente, em níveis de promoção, prevenção e reabilitação à saúde, dando atenção integral à saúde dos indivíduos, das famílias e das comunidades;
- Constituir critérios na relação custo-benefício nas decisões dos procedimentos na saúde;
- Reconhecer o compromisso ético, humanístico e social com o trabalho multiprofissional em saúde;
- Dominar as ferramentas de comunicação contemporâneas;
- Administrar a força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e da informação nos ambientes de trabalho;
- Ter plena ciência da necessidade da educação continuada;
- Ter capacidade de autonomia de aprendizado das novas perspectivas que surgirem na área profissional;
- Ter capacidade de liderança e gestão;
- Ter uma formação Generalista em sua área de atuação;
- Ter Ciência de sua responsabilidade frente a sua realidade social e de outrem;
- Ter capacidade para empreender em sua área;
- Dominar as ferramentas para o planejamento de carreira e posicionamento profissional para o mercado de trabalho na área de Psicologia;
- Dominar os instrumentos acadêmicos para o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias ao exercício profissional através da articulação entre ensino, pesquisa e extensão;
- Concorrer para o desenvolvimento do exercício da cidadania e do processo de democratização da sociedade brasileira e das questões socioambientais em que se insere;
- Contribuir para o desenvolvimento da região de inserção, mediante políticas de inclusão social e de atendimento à saúde.
Público-Alvo:
Portadores de diploma de ensino médio ou equivalente, profissionais da área e demais interessados em atuar na
área, portadores de diploma de graduação superior.
Turnos de funcionamento:
Matutino, Vespertino e Noturno.
Carga horária:
Carga horária total = 4.180 h/a, sendo:
3.200 h/a dos Componentes Curriculares Obrigatórios; 120 h/a dos Componentes Curriculares Optativos;
640 h/a da Atividade Curricular Obrigatória – Estágio Supervisionado;
120 h/a da Atividade Curricular Obrigatória – Trabalho de Conclusão de Curso;
100 h/a da Atividade Complementar Obrigatória.
Áreas de atuação:
O acadêmico egresso do Curso de Psicologia é requisitado principalmente para o planejamento, gestão e execução de programas, projetos e serviços/políticas sociais, situados nas seguintes áreas e instituições:
Clínica: Atuação específica na área específica da saúde, colaborando para a compreensão dos processos intra e interpessoais, utilizando enfoque preventivo ou curativo, isoladamente ou em equipe multiprofissional em instituições formais e informais. Desenvolve atividades de pesquisa, diagnóstico, acompanhamento psicológico, e intervenção psicoterápica individual ou em grupo, através de diferentes abordagens teóricas.
Psicopedagogia: investiga e intervém nos processos de aprendizagem voltados para habilidades e conteúdos acadêmicos; detecta a dificuldade dos alunos e faz as devidas intervenções para que eles consigam prosseguir no ensino regular; é responsável pela redução do índice de fracasso escolar.
Organizacional: Atua individualmente ou em equipe multiprofissional, onde quer que se deem as relações de trabalho nas organizações sociais formais ou informais, visando a aplicação do conhecimento da Psicologia para a compreensão, intervenção e desenvolvimento das relações e dos processos intra e interpessoais, intra e intergrupais e suas articulações com as dimensões política, econômica, social e cultural.
Ambiental: Estudar as interações entre as pessoas e o ambiente físico, seja ele construído ou natural. É uma área relativamente nova e que mantém forte relação com outras áreas, como sociologia e antropologia urbana, paisagismo, arquitetura, urbanismo, geografia e outras
Trânsito: Desenvolve pesquisa científica no campo dos processos psicológicos, psicossociais e psicofísicos relacionados ao problema do trânsito, ao mesmo tempo que realiza exames psicológicos de aptidão profissional em candidatos a habilitação para dirigir veículos automotores.
Educacional: Atua no âmbito da educação, nas instituições formais ou informais; Colabora para a compreensão e para a mudança do comportamento de educadores e educandos, no processo de ensino aprendizagem, nas relações interpessoais e nos processos intrapessoais, referindo-se sempre as dimensões política, econômica, social e cultural. Realiza pesquisa, diagnóstico e intervenção psicopedagógica individual ou em grupo.
Participa também da elaboração de planos e políticas referentes ao Sistema Educacional, visando promover a qualidade, a valorização e a democratização do ensino.
Jurídica: Atua no âmbito da Justiça, nas instituições governamentais e não-governamentais, colaborando no planejamento e execução de políticas de cidadania, direitos humanos e prevenção da violência. Para tanto, sua atuação é centrada na orientação do dado psicológico repassado não só para os juristas como também aos sujeitos que carecem de tal intervenção. Contribui para a formulação, revisões e interpretação das leis.
Esporte: Procede o exame das características psicológicas dos esportistas, visando o diagnóstico individual ou do grupo, dentro da atividade em que se encontram; também é responsável por desenvolver ações utilizando-se de técnicas psicológicas contribuindo em nível individual, para realização pessoal e melhoria do desempenho do esportista e em nível grupal, favorecendo a otimização das relações entre esportistas, pessoal técnico e dirigentes.
Social: O psicólogo social é aquele que entende o sujeito desde uma perspectiva histórica considerando a permanente integração entre indivíduo e o social. Neste sentido operar como psicólogo social significa desenvolver um trabalho desde esta perspectiva de homem e da sociedade, possibilitando atuar em qualquer área da Psicologia.
Professor de Psicologia: Leciona Psicologia em cursos de ensino médio, Cursos Técnicos Profissionalizantes e Ensino Superior lecionando nos vários campos da Psicologia, os conteúdos teórico-práticos pertinentes aos objetivos do curso em que insere a disciplina, transmitindo-os através de técnicas didáticas, para proporcionar aos alunos condições de compreensão e utilização dos conhecimentos gerados pela ciência psicológica
Além dessas áreas, já consagradas para o trabalho profissional do psicólogo, novos mercados estão se abrindo, em razão das intensas mudanças que vêm alterando o perfil do mercado de trabalho, do Estado e da sociedade.
Estrutura Curricular
O Curso de Psicologia da Faculdade Jaguaribana – FRJ conta com o seguinte ordenamento
curricular: 20 horas aulas semanais, distribuídas em componentes curriculares, e o curso para os turnos diurno e noturno. Ficando assim distribuídos:
- Carga horária total = 180 h/a
- Carga horária total Componentes Curriculares Obrigatórias= 200 h/a
- Carga horária total Componentes Curriculares Optativos = 120 h/a
Estágio Supervisionado = 640 h/a
Trabalho de Conclusão de Curso = 120 h
Carga horária da Atividade Complementar Obrigatória = 100 h
1° SEMESTRE |
|
DISCIPLINA |
CH |
Fundamentos Históricos e Epistemológicos da Psicologia |
60 |
Metodologia da Pesquisa |
60 |
Leitura e Produção de Textos |
60 |
Genética Humana |
60 |
Neuroanatomia |
60 |
TOTAL |
300 H/A |
2° SEMESTRE |
|
DISCIPLINA |
CH |
Filosofia |
60 |
Estatística Aplicada a Psicologia |
60 |
Ética e Legislação Profissional em Psicologia |
60 |
Psicologia do Desenvolvimento Infantil |
60 |
Psiconeurofisiologia |
60 |
Processos Psicológicos Básicos |
60 |
TOTAL |
360 H/A |
3° SEMESTRE |
|
DISCIPLINA |
CH |
Psicologia do Desenvolvimento na Adolescência |
60 |
Sociologia, Antropologia e Relações Étnicas |
60 |
Fundamentos de Direito Público e Privado e Direitos Humanos |
60 |
Psicologia da Personalidade |
60 |
Psicologia Social |
60 |
Projeto Interdisciplinar I (O Planejamento da Carreira do profissional Psicólogo na sua região de inserção.) |
60 |
Atividades Complementares I |
20 |
TOTAL |
380 H/A |
4° SEMESTRE |
|
DISCIPLINA |
CH |
Psicologia do Desenvolvimento Adulto e na Terceira Idade |
60 |
Teorias da Aprendizagem |
60 |
Teorias e Processos em Psicanálise |
60 |
Fundamentos de Gestão |
60 |
Teorias e Processos em Humanismo |
60 |
Projeto Interdisciplinar II (Constituição e Execução de um Projeto de Responsabilidade Social e/ou de Educação Ambiental) |
60 |
Atividades Complementares II |
20 |
TOTAL |
380 H/A |
5° SEMESTRE |
|
DISCIPLINA |
CH |
Psicologia Escolar |
60 |
Psicologia e processos de inclusão |
60 |
Liderança e Empreendedorismo |
60 |
Psicopatologia |
60 |
Processo Grupal, Relações Familiares e Instituições sociais |
60 |
Fundamentos das Avaliações Psicológicas |
60 |
Projeto Interdisciplinar III (A Psicologia Escolar na região de inserção do curso) |
60 |
Atividades Complementares III |
20 |
TOTAL |
440 H/A |
6° SEMESTRE |
|
DISCIPLINA |
CH |
Teoria e Processos Cognitivo-Comportamentais |
60 |
Psicologia Organizacional |
60 |
Psicofarmacologia |
60 |
Psicologia Hospitalar e da Saúde |
60 |
Técnicas Projetivas e Psicométricas |
60 |
Projeto Interdisciplinar IV (A Orientação Profissional e Vocacional na Região de Inserção do Curso) |
60 |
LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais |
60 |
Atividades Complementares IV |
20 |
TOTAL |
440 H/A |
7° SEMESTRE |
|
DISCIPLINA |
CH |
Orientação Profissional |
60 |
Psicologia Comunitária |
60 |
Psicologia dos Grupos |
60 |
Técnicas Psicoterápicas I |
60 |
Psicodiagnóstico |
80 |
Projeto Interdisciplinar V (As Políticas Públicas em Saúde Mental na Região de Inserção do Curso) |
60 |
Atividades Complementares V |
20 |
TOTAL |
400 H/A |
ÊNFASE EM PSICOLOGIA CLÍNICA
8° SEMESTRE |
|
DISCIPLINA |
CH |
Técnicas Psicoterápicas II |
60 |
Optativa de Ênfase I |
60 |
Avaliação Psicológica Aplicada a Clínica I |
60 |
Orientação e Aconselhamento Psicológico |
60 |
Saúde Mental e Políticas Públicas |
60 |
Estágio Supervisionado Básico |
200 |
TOTAL |
500 H/A |
9° SEMESTRE |
|
DISCIPLINA |
CH |
Avaliação Psicológica Aplicada a Clínica II |
60 |
Psicologia Jurídica |
60 |
Psicologia do Esporte |
30 |
Posicionamento Profissional |
30 |
TCC I |
60 |
Optativa de Ênfase II |
60 |
Estágio Supervisionado Específico I |
220 |
TOTAL |
520 H/A |
ÊNFASE EM PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
8° SEMESTRE |
|
DISCIPLINA |
CH |
Técnicas Psicoterápicas II |
60 |
Psicologia Jurídica |
60 |
Avaliação Psicológica Aplicada as Organizações I |
60 |
Orientação e Aconselhamento Psicológico |
60 |
Optativa de Ênfase I |
60 |
Estágio Supervisionado Básico |
200 |
TOTAL |
500 H/A |
9° SEMESTRE |
|
DISCIPLINA |
CH |
Avaliação Psicológica Aplicada a Organizações II |
60 |
Saúde Mental e Políticas Públicas |
60 |
Psicologia do Esporte |
30 |
Posicionamento Profissional |
30 |
TCC I |
60 |
Optativa de Ênfase II |
60 |
Estágio Supervisionado Específico I |
220 |
TOTAL |
520 H/A |
10° SEMESTRE |
|
DISCIPLINA |
CH |
Psicossomática e Intervenções em Crises |
60 |
Psicologia em Dependência Química |
60 |
Tanatologia |
60 |
TCC II |
60 |
Estágio Supervisionado Específico II |
220 |
TOTAL |
460 H/A |
* DISCIPLINAS OPTATIVAS
Disciplinas Optativas da Ênfase em Psicologia Organizacional
DISCIPLINA |
CH |
Diagnóstico, Cultura e Clima Organizacional |
60 |
Psicologia e Saúde do Trabalhador |
60 |
Psicopatologia do Trabalho |
60 |
Trabalho: Responsabilidade Social e Sustentabilidade |
60 |
Técnicas de Entrevista |
60 |
Gestão de Pessoas |
60 |
Comportamento Organizacional |
60 |
Disciplinas Optativas da Ênfase em Psicologia Clínica
DISCIPLINA |
CH |
Psicologia Junguiana |
60 |
Gestalt Terapia |
60 |
LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais |
60 |
Terapias Psicodramáticas |
60 |
Psicoterapia Familiar |
60 |
Psicoterapia Infantil |
60 |
Ludoterapia |
60 |
DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA |
||
Disciplinas |
Carga Horária |
Percentual |
Estágio Supervisionado Básico |
200 |
5 % |
Estágio Supervisionado Específico |
440 |
10,7 % |
Atividades Complementares |
100 |
2,4% |
Demais Componentes Curriculares |
3.440 |
82% |
Carga Horária Total |
4.180 |
100% |