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Bacharelado em Psicologia

Coordenadora do curso: DIANA CARLA PEREIRA DA SILVA

E-mail: coord.psicologia@frjaltosanto.edu.br

Objetivo Geral:
O Curso de Bacharelado em Psicologia tem como objetivo principal a formação de Psicólogos
competentes, críticos, comprometidos com a saúde psíquica e com o projeto ético-político-social da profissão para os cuidados na saúde psíquica da população de Fortaleza – CE. Trata-se de formar um profissional crítico com capacidade de leitura dos diferentes contextos em que a saúde psíquica é um aspecto essencial ao desenvolvimento socioeconômico e à qualidade de vida da população.

Objetivos específicos:
Através do desenvolvimento de conhecimentos científicos, tecnológicos e práticos, o Curso de
bacharelado em Psicologia apresenta os seguintes objetivos específicos:

  • Construir e desenvolver o conhecimento científico em Psicologia;
  • Compreender os múltiplos referenciais que buscam apreender a amplitude do fenômeno psicológico em suas interfaces com os fenômenos biológicos e sociais;
  •  Reconhecer a diversidade de perspectivas necessárias para compreensão do ser humano e incentivo à interlocução com campos de conhecimento que permitam a apreensão da complexidade e multi determinação do fenômeno psicológico;
  •  Compreender criticamente os fenômenos sociais, econômicos, culturais e políticos do País, fundamentais ao exercício da cidadania e da profissão;
  • Atuar em diferentes contextos, considerando as necessidades sociais e os direitos humanos, tendo em vista a promoção da qualidade de vida dos indivíduos, grupos, organizações e comunidades;
  • Respeitar à ética nas relações com pacientes e usuários, com colegas, com o público e na produção e divulgação de pesquisas, trabalhos e informações da área da Psicologia;
  •  Formar profissionais com habilidades teórico metodológicas, técnico-operativas e ético políticas comprometidas com os valores e princípios norteadores da profissão;
  •  Estimular a atitude investigativa como princípio, de modo a apreender, demonstrar e intervir junto aos fenômenos da realidade psíquica;
  • Instrumentalizar o acadêmico para o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias ao exercício profissional através da articulação entre ensino, pesquisa e extensão;
  •  Estimular o aperfeiçoamento profissional através de capacitação continuada;
  • Contribuir para o desenvolvimento da região de inserção, mediante políticas de inclusão social.
  • Dotar o aluno de uma visão empreendedora com vistas a geração e consolidação de novos órgãos, clínicas e projetos voltados a oferta de subsídios necessários à saúde psíquica;
  • Fornecer subsídios para o estabelecimento de estratégias e tomadas de decisão com vistas ao alcance de resultados na gestão de pessoas;
  • Tornar o Curso de Psicologia da Faculdade Regional Jaguaribana – FRJ referência na formação de profissionais para o mercado de trabalho e na oferta de serviços voltados à saúde psíquica e à gestão de pessoas a partir de sua Clínica-Escola de Atendimento Psicossocial.
  • Ter capacidade para diagnosticar e solucionar problemas de saúde, de comunicar-se, de tomar decisões, de intervir no processo de trabalho, de trabalhar em equipe e de enfrentar situações em constante mudança;
  •  Reconhecer as relações de trabalho e sua influência na saúde;
  • Ter responsabilidade frente ao processo de formação de recursos humanos;
  • Ter plena atenção às especificidades regionais de saúde através de intervenções planejadas estrategicamente, em níveis de promoção, prevenção e reabilitação à saúde, dando atenção integral à saúde dos indivíduos, das famílias e das comunidades;
  • Constituir critérios na relação custo-benefício nas decisões dos procedimentos na saúde;
  • Reconhecer o compromisso ético, humanístico e social com o trabalho multiprofissional em saúde;
  • Dominar as ferramentas de comunicação contemporâneas;
  •  Administrar a força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e da informação nos ambientes de trabalho;
  • Ter plena ciência da necessidade da educação continuada;
  • Ter capacidade de autonomia de aprendizado das novas perspectivas que surgirem na área profissional;
  • Ter capacidade de liderança e gestão;
  •  Ter uma formação Generalista em sua área de atuação;
  • Ter Ciência de sua responsabilidade frente a sua realidade social e de outrem;
  • Ter capacidade para empreender em sua área;
  • Dominar as ferramentas para o planejamento de carreira e posicionamento profissional para o mercado de trabalho na área de Psicologia;
  • Dominar os instrumentos acadêmicos para o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias ao exercício profissional através da articulação entre ensino, pesquisa e extensão;
  • Concorrer para o desenvolvimento do exercício da cidadania e do processo de democratização da sociedade brasileira e das questões socioambientais em que se insere;
  •  Contribuir para o desenvolvimento da região de inserção, mediante políticas de inclusão social e de atendimento à saúde.

Público-Alvo:
Portadores de diploma de ensino médio ou equivalente, profissionais da área e demais interessados em atuar na
área, portadores de diploma de graduação superior.

Turnos de funcionamento:
Matutino, Vespertino e Noturno.

Carga horária:
Carga horária total = 4.180 h/a, sendo:
3.200 h/a dos Componentes Curriculares Obrigatórios; 120 h/a dos Componentes Curriculares Optativos;
640 h/a da Atividade Curricular Obrigatória – Estágio Supervisionado;
120 h/a da Atividade Curricular Obrigatória – Trabalho de Conclusão de Curso;
100 h/a da Atividade Complementar Obrigatória.

Áreas de atuação:
O acadêmico egresso do Curso de Psicologia é requisitado principalmente para o planejamento, gestão e execução de programas, projetos e serviços/políticas sociais, situados nas seguintes áreas e instituições:

Clínica: Atuação específica na área específica da saúde, colaborando para a compreensão dos processos intra e interpessoais, utilizando enfoque preventivo ou curativo, isoladamente ou em equipe multiprofissional em instituições formais e informais. Desenvolve atividades de pesquisa, diagnóstico, acompanhamento psicológico, e intervenção psicoterápica individual ou em grupo, através de diferentes abordagens teóricas.
 Psicopedagogia: investiga e intervém nos processos de aprendizagem voltados para habilidades e conteúdos acadêmicos; detecta a dificuldade dos alunos e faz as devidas intervenções para que eles consigam prosseguir no ensino regular; é responsável pela redução do índice de fracasso escolar.
 Organizacional: Atua individualmente ou em equipe multiprofissional, onde quer que se deem as relações de trabalho nas organizações sociais formais ou informais, visando a aplicação do conhecimento da Psicologia para a compreensão, intervenção e desenvolvimento das relações e dos processos intra e interpessoais, intra e intergrupais e suas articulações com as dimensões política, econômica, social e cultural.
Ambiental: Estudar as interações entre as pessoas e o ambiente físico, seja ele construído ou natural. É uma área relativamente nova e que mantém forte relação com outras áreas, como sociologia e antropologia urbana, paisagismo, arquitetura, urbanismo, geografia e outras
Trânsito: Desenvolve pesquisa científica no campo dos processos psicológicos, psicossociais e psicofísicos relacionados ao problema do trânsito, ao mesmo tempo que realiza exames psicológicos de aptidão profissional em candidatos a habilitação para dirigir veículos automotores.
Educacional: Atua no âmbito da educação, nas instituições formais ou informais; Colabora para a compreensão e para a mudança do comportamento de educadores e educandos, no processo de ensino aprendizagem, nas relações interpessoais e nos processos intrapessoais, referindo-se sempre as dimensões política, econômica, social e cultural. Realiza pesquisa, diagnóstico e intervenção psicopedagógica individual ou em grupo.
Participa também da elaboração de planos e políticas referentes ao Sistema Educacional, visando promover a qualidade, a valorização e a democratização do ensino.
 Jurídica: Atua no âmbito da Justiça, nas instituições governamentais e não-governamentais, colaborando no planejamento e execução de políticas de cidadania, direitos humanos e prevenção da violência. Para tanto, sua atuação é centrada na orientação do dado psicológico repassado não só para os juristas como também aos sujeitos que carecem de tal intervenção. Contribui para a formulação, revisões e interpretação das leis.
Esporte: Procede o exame das características psicológicas dos esportistas, visando o diagnóstico individual ou do grupo, dentro da atividade em que se encontram; também é responsável por desenvolver ações utilizando-se de técnicas psicológicas contribuindo em nível individual, para realização pessoal e melhoria do desempenho do esportista e em nível grupal, favorecendo a otimização das relações entre esportistas, pessoal técnico e dirigentes.
 Social: O psicólogo social é aquele que entende o sujeito desde uma perspectiva histórica considerando a permanente integração entre indivíduo e o social. Neste sentido operar como psicólogo social significa desenvolver um trabalho desde esta perspectiva de homem e da sociedade, possibilitando atuar em qualquer área da Psicologia.
Professor de Psicologia: Leciona Psicologia em cursos de ensino médio, Cursos Técnicos Profissionalizantes e Ensino Superior lecionando nos vários campos da Psicologia, os conteúdos teórico-práticos pertinentes aos objetivos do curso em que insere a disciplina, transmitindo-os através de técnicas didáticas, para proporcionar aos alunos condições de compreensão e utilização dos conhecimentos gerados pela ciência psicológica

Além dessas áreas, já consagradas para o trabalho profissional do psicólogo, novos mercados estão se abrindo, em razão das intensas mudanças que vêm alterando o perfil do mercado de trabalho, do Estado e da sociedade.

Estrutura Curricular

O Curso de Psicologia da Faculdade Jaguaribana – FRJ conta com o seguinte ordenamento

curricular: 20 horas aulas semanais, distribuídas em componentes curriculares, e o curso para os turnos diurno e noturno. Ficando assim distribuídos:

  • Carga horária total = 180 h/a
  • Carga horária total Componentes Curriculares Obrigatórias= 200 h/a
  • Carga horária total Componentes Curriculares Optativos = 120 h/a

Estágio Supervisionado = 640 h/a

Trabalho de Conclusão de Curso = 120 h

Carga horária da Atividade Complementar Obrigatória = 100 h

 

1° SEMESTRE

DISCIPLINA

CH

Fundamentos Históricos e Epistemológicos da Psicologia

60

Metodologia da Pesquisa

60

Leitura e Produção de Textos

60

Genética Humana

60

Neuroanatomia

60

TOTAL

300 H/A

 

 

2° SEMESTRE

DISCIPLINA

CH

Filosofia

60

Estatística Aplicada a Psicologia

60

Ética e Legislação Profissional em Psicologia

60

Psicologia do Desenvolvimento Infantil

60

Psiconeurofisiologia

60

Processos Psicológicos Básicos

60

TOTAL

360 H/A

 

3° SEMESTRE

DISCIPLINA

CH

Psicologia do Desenvolvimento na Adolescência

60

Sociologia, Antropologia e Relações Étnicas

60

Fundamentos de Direito Público e Privado e Direitos Humanos

60

Psicologia da Personalidade

60

Psicologia Social

60

Projeto Interdisciplinar I (O Planejamento da Carreira do profissional Psicólogo na sua região de inserção.)

 

60

Atividades Complementares I

20

TOTAL

380 H/A

 

 

4° SEMESTRE

DISCIPLINA

CH

Psicologia do Desenvolvimento Adulto e na Terceira Idade

60

Teorias da Aprendizagem

60

Teorias e Processos em Psicanálise

60

Fundamentos de Gestão

60

Teorias e Processos em Humanismo

60

Projeto Interdisciplinar II (Constituição e Execução de um Projeto de Responsabilidade Social e/ou de Educação Ambiental)

 

60

Atividades Complementares II

20

TOTAL

380 H/A

 

 

5° SEMESTRE

DISCIPLINA

CH

Psicologia Escolar

60

Psicologia e processos de inclusão

60

Liderança e Empreendedorismo

60

Psicopatologia

60

Processo Grupal, Relações Familiares e Instituições sociais

60

Fundamentos das Avaliações Psicológicas

60

Projeto Interdisciplinar III (A Psicologia Escolar na região de inserção do curso)

 

60

Atividades Complementares III

20

TOTAL

440 H/A

 

 

6° SEMESTRE

DISCIPLINA

CH

Teoria e Processos Cognitivo-Comportamentais

60

Psicologia Organizacional

60

Psicofarmacologia

60

Psicologia Hospitalar e da Saúde

60

Técnicas Projetivas e Psicométricas

60

Projeto Interdisciplinar IV (A Orientação Profissional e Vocacional na Região de Inserção do Curso)

 

60

LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais

60

Atividades Complementares IV

20

TOTAL

440 H/A

 

 

7° SEMESTRE

DISCIPLINA

CH

Orientação Profissional

60

Psicologia Comunitária

60

Psicologia dos Grupos

60

Técnicas Psicoterápicas I

60

Psicodiagnóstico

80

Projeto Interdisciplinar V (As Políticas Públicas em Saúde Mental na Região de Inserção do Curso)

60

Atividades Complementares V

20

TOTAL

400 H/A

 

 

ÊNFASE EM PSICOLOGIA CLÍNICA

 

 

8° SEMESTRE

DISCIPLINA

CH

Técnicas Psicoterápicas II

60

Optativa de Ênfase I

60

Avaliação Psicológica Aplicada a Clínica I

60

Orientação e Aconselhamento Psicológico

60

Saúde Mental e Políticas Públicas

60

Estágio Supervisionado Básico

200

TOTAL

500 H/A

 

 

9° SEMESTRE

DISCIPLINA

CH

Avaliação Psicológica Aplicada a Clínica II

60

Psicologia Jurídica

60

Psicologia do Esporte

30

Posicionamento Profissional

30

TCC I

60

Optativa de Ênfase II

60

Estágio Supervisionado Específico I

220

TOTAL

520 H/A

 

ÊNFASE EM PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL

 

 

8° SEMESTRE

DISCIPLINA

CH

Técnicas Psicoterápicas II

60

Psicologia Jurídica

60

Avaliação Psicológica Aplicada as Organizações I

60

Orientação e Aconselhamento Psicológico

60

Optativa de Ênfase I

60

Estágio Supervisionado Básico

200

TOTAL

500 H/A

 

 

9° SEMESTRE

DISCIPLINA

CH

Avaliação Psicológica Aplicada a Organizações II

60

Saúde Mental e Políticas Públicas

60

Psicologia do Esporte

30

Posicionamento Profissional

30

TCC I

60

Optativa de Ênfase II

60

Estágio Supervisionado Específico I

220

TOTAL

520 H/A

 

 

10° SEMESTRE

DISCIPLINA

CH

Psicossomática e Intervenções em Crises

60

Psicologia em Dependência Química

60

Tanatologia

60

TCC II

60

Estágio Supervisionado Específico II

220

TOTAL

460 H/A

 

* DISCIPLINAS OPTATIVAS

Disciplinas Optativas da Ênfase em Psicologia Organizacional

 

 

DISCIPLINA

CH

Diagnóstico, Cultura e Clima Organizacional

60

Psicologia e Saúde do Trabalhador

60

Psicopatologia do Trabalho

60

Trabalho: Responsabilidade Social e Sustentabilidade

60

Técnicas de Entrevista

60

Gestão de Pessoas

60

Comportamento Organizacional

60

 

 

Disciplinas Optativas da Ênfase em Psicologia Clínica

 

 

DISCIPLINA

CH

Psicologia Junguiana

60

Gestalt Terapia

60

LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais

60

Terapias Psicodramáticas

60

Psicoterapia Familiar

60

Psicoterapia Infantil

60

Ludoterapia

60

 

 

DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA

Disciplinas

Carga Horária

Percentual

Estágio Supervisionado Básico

200

5 %

Estágio Supervisionado Específico

440

10,7 %

Atividades Complementares

100

2,4%

Demais Componentes Curriculares

3.440

82%

Carga Horária Total

4.180

100%