Escolha uma Página
Didática e Metodologias Ativas

COORDENAÇÃO: Carlos Tuan Campelo Diógenes

DURAÇÃO: 
14 meses

CARGA HORÁRIA: 410 h/a

PÚBLICO ALVO: Graduados da área da educação e  áreas afins.

OBJETIVO GERAL:
Habilitar professores do ensino superior para o uso de Metodologias Ativas, desenvolvendo competências com sala de aula invertida, aprendizagem baseada em problemas, aprendizagem colaborativa, aprendizagem por meio de simulação, gamificação, etc.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
-Apresentar o conceito central de Metodologias Ativas e as práticas mais comuns;
-Desenvolver a habilidade para elaboração de planos de aula com base nas Metodologias Ativas;
-Conhecer as formas mais apropriadas para se avaliar a aprendizagem;
-Instruir os alunos para o uso de simulação, gamificação, vídeos e redes sociais no processo de ensino e aprendizagem.

 

MATRIZ CURRICULAR

Disciplina Carga horária
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR 30
TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) E PRÁTICAS INOVADORAS 30
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS:VÍDEOS E REDES SOCIAIS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM 30
AMBIENTES SIMULADOS –SALAS INVERTIDAS 30
METODOLOGIA DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO 30
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS 30
GAMIFICAÇÃO; MAPAS CONCEITUAIS E MENTAIS, GRÁFICOS E PAINÉIS 30
METODOLOGIAS ATIVAS DA APRENDIZAGEM 30
METODOLOGIA DE ENSINO A DISTÂNCIA 15
TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) E PRÁTICAS INOVADORAS 30
PLANO DE ENSINO E METODOLOGIAS ATIVAS 15
PLATAFORMAS DE APOIO À APRENDIZAGEM 15
PROCESSOS DE AVALIAÇÃO EM METODOLOGIAS ATIVAS 15
PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA: ESTRATÉGIAS ATIVAS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM 30
E-BOOK – PORTFÓLIO DIGITAL E APREDIZAGEM SIGNIFICATIVA 30
ORIENTAÇÃO DO TCC: ARTIGO CIENTÍFICO 30