Escolha uma Página
Educação Inclusiva: Atendimento Educacional Especializado

Aprovado pela Resolução PG Nº 49 de 20/07/2017

COORDENAÇÃO: Carlos Tuan Campelo Diógenes

OBJETIVOS:

O curso Educação Inclusiva e AEE serve para identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade, eliminando barreiras para a plena participação do aluno. O intuito é aperfeiçoar o profissional da educação para que desenvolva em sua prática a integração social.

PÚBLICO-ALVO:

Professores que atuam na educação básica e graduados em Pedagogia e outros cursos de outras áreas de licenciatura.

Carga horária: 700 horas

Matriz curricular    

  1. PLURALISMO CULTURAL
  2. DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
  3. METODOLOGIA DA PESQUISA
  4. TEORIAS COGNITIVAS DA APRENDIZAGEM
  5. TEORIAS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS
  6. FELICIDADE E QUALIDADE DE VIDA
  7. LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO
  8. HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA NO BRASIL: ASPECTOS HISTÓRICOS, FILOSÓFICOS E LEGAIS
  9. POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA
  10. AEE EM DEFICIÊNCIA FÍSICA/PSICOMOTORA E MOBILIDADE REDUZIDA.
  11. AEE EM DEFICIÊNCIA VISUAL: CEGUEIRA E BAIXA VISÃO
  12. AEE EM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
  13. AEE EM DEFICIÊNCIA AUDITIVA E SURDEZ
  14. LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS
  15. AEE EM TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO-TGD
  16. AEE EM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO, DEFICIÊNCIAS MÚLTIPLAS E SURDOCEGUEIRA
  17. TECNOLOGIAS ASSISITIVAS
  18. A ESCOLA INCLUSIVA: CURRÍCULO, PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO
  19. ORIENTAÇÃO DE TCC- ARTIGO CIENTÍFICO