Aprovado pela Resolução PG Nº 49 de 20/07/2017
COORDENAÇÃO: Carlos Tuan Campelo Diógenes
OBJETIVOS:
O curso Educação Inclusiva e AEE serve para identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade, eliminando barreiras para a plena participação do aluno. O intuito é aperfeiçoar o profissional da educação para que desenvolva em sua prática a integração social.
PÚBLICO-ALVO:
Professores que atuam na educação básica e graduados em Pedagogia e outros cursos de outras áreas de licenciatura.
Carga horária: 700 horas
Matriz curricular
- PLURALISMO CULTURAL
- DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
- METODOLOGIA DA PESQUISA
- TEORIAS COGNITIVAS DA APRENDIZAGEM
- TEORIAS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS
- FELICIDADE E QUALIDADE DE VIDA
- LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO
- HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA NO BRASIL: ASPECTOS HISTÓRICOS, FILOSÓFICOS E LEGAIS
- POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA
- AEE EM DEFICIÊNCIA FÍSICA/PSICOMOTORA E MOBILIDADE REDUZIDA.
- AEE EM DEFICIÊNCIA VISUAL: CEGUEIRA E BAIXA VISÃO
- AEE EM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
- AEE EM DEFICIÊNCIA AUDITIVA E SURDEZ
- LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS
- AEE EM TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO-TGD
- AEE EM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO, DEFICIÊNCIAS MÚLTIPLAS E SURDOCEGUEIRA
- TECNOLOGIAS ASSISITIVAS
- A ESCOLA INCLUSIVA: CURRÍCULO, PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO
- ORIENTAÇÃO DE TCC- ARTIGO CIENTÍFICO