Aprovado pela Resolução 01/2007 do CNE/CES, de 8 de junho de 2007
COORDENAÇÃO: Carlos Tuan Campelo Diógenes
OBJETIVO GERAL:
Possibilitar ao profissional da Educação Infantil aprofundar e aprimorar os diferentes saberes, para subsidiar na ação reflexiva e comprometida com a práxis do trabalho educacional com crianças, tendo um olhar sobre esta, a partir do desenvolvimento bio-psico-social, e em sintonia com as Diretrizes Curriculares Nacionais da BNCC. Habilitar o profissional para lecionar em cursos superiores e realizar pesquisas nesta área do saber.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Desenvolver um aprofundamento de conhecimentos na área de Educação Infantil, possibilitando formar profissionais para uma atuação competente junto à criança de zero a cinco anos.
• Contribuir para a reflexão crítica acerca da Educação Infantil de nosso país para a construção de possibilidades efetivas de avanço na área.
• Refletir através do estudo dos fundamentos e diretrizes da Educação Infantil no Brasil, bem como do acesso às atividades práticas direcionadas para esta etapa do ensino, com foco no desenvolvimento da criança a partir de suas especificidades.
• Compreender a legislação vigente, as políticas públicas educacionais que visam o desenvolvimento da Educação Infantil, principalmente no que se refere às Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica.
• Desenvolver práticas pedagógicas com os docentes, criando estratégias de intervenção conforme a sua realidade social, através do conhecimento de materiais didáticos, jogos, brinquedos brincadeiras e demais experiências de interação capazes de proporcionar aprendizagem para as crianças de 0 a 5 anos.
Carga horária: 450 horas
Matriz curricular :
- Pluralismo Cultural
- Didática do Ensino Superior
- Teorias e Tendências Pedagógicas
- BNCC e seus Fundamentos: Educação Infantil
- Educação Infantil e Inclusão
- Teorias Cognitivas da Aprendizagem
- Metodologia da Pesquisa em Educação
- Afetividade na Educação Infantil
- Gestão, Liderança e Motivação em Sala de Aula
- Seminário I: Religião, Família e Escola
- Seminário II: Brincadeiras e Interação
- Fundamentos da Arte Educação na Educação Infantil
- Psicomotricidade na Educação Infantil
- Ludicidade na Educação Infantil
- Língua Brasileira de Sinais –LBS
- Felicidade e Qualidade de Vida
- Orientação de TCC