Escolha uma Página
Gerontologia

CARGA HORÁRIA: 420 h/a

A Gerontologia é uma área do conhecimento que nas últimas décadas vem crescendo no mundo diante do fenômeno de envelhecimento populacional. Existe uma estimativa que no ano de 2050 existam 2 bilhões de idosos no mundo. Diante dessa perspectiva cresce a necessidade de profissionais habilitados no atendimento ao idoso nas diferentes áreas profissionais.
Nesse sentindo, a proposta deste curso de Especialização de GERONTOLOGIA na FRJ, é especializar profissionais para o trabalho interdisciplinar em diferentes tipos de serviços de atenção e cuidado ao idoso com visão crítica, ética, inovadora, e com ênfase na abordagem humanizada, prática e sistêmica, visando o processo da qualidade de vida no envelhecimento.

OBJETIVOS:

01 -Capacitar profissionais graduados nas diversas áreas para a prática especializada em Gerontologia, com ênfase em promoção, prevenção, educação, terapêutica e reabilitação, desenvolvendo uma interação multiprofissional e interdisciplinar, também com foco na qualidade e segurança do idoso com multimorbidade, além da humanização no atendimento. Profissionais da saúde e demais profissionais com interesse no estudo do processo de envelhecimento.

 

02 – Atuar na atenção, cuidado e assistência, nos diversos ambientes onde os idosos estão inseridos hospitalar, ambulatoriais instituições de longa permanência, assim como domiciliar, com abordagem multiprofissional e intervenção integrada, para melhor promoção da qualidade de vida.

 

Matriz Curricular

1. Introdução à Gerontologia
2. Metodologia da Pesquisa em Saúde
3. Fundamentos Biopsicossociais do Envelhecimento
4. Farmalocologias e Terapêuticas em Idosos
5. Didática do Ensino Superior
6. Saúde mental e Envelhecimento
7. Bioética, Finitude e Lutos
8. Atenção ao Idoso e às Políticas Públicas
9. Arte-Terapia e Gerontologia
10. Educação e Saúde Nutricional em Gerontologia
11. Gestão Financeira e Aspectos Jurídicos do Idoso
12. Oficinas de Artes na Gestão da Velhice Saudável
13. Biodança e Lazer na Velhice
14. TCC – Artigo Científico