Gestão, Coordenação e Supervisão Educacional

Aprovado pela Resolução – PG Nº 06, DE 16/07/2021

Carga horária: 570 h/a

JUSTIFICATIVA:
O processo de gestão nas escolas, sejam públicas ou particulares, enfrentam desafios diários. A rapidez com que ocorrem as transformações, não só nas relações humanas, mas também na tecnologia, altera a sistematização das rotinas, exigindo atualização constante dos profissionais. Por sua vez, as escolas, além de enfrentarem esses desafios típicos e inerentes à gestão.
Para enfrentarmos esses desafios postos pelo avanço das tecnologias, também temos o desafio de construirmos uma escola de qualidade. A construção dessa escola de qualidade exigirá: contar não só com professores capacitados, mas também com gestores, que a compreendam nas suas relações com o contexto social e que sejam capazes de articular com competência os sujeitos, os recursos físicos e financeiros e a comunidade escolar para o alcance de objetivos educacionais.
Nessa perspectiva, oferecemos uma pós em Gestão, Coordenação e Supervisão Educacional que capacitará os participantes para atuarem de forma eficiente na administração, supervisão ou orientação escolar, levando em conta, além de aspectos administrativos e financeiros, aspetos políticos, pedagógicos, culturais e sociais que envolvem o processo educacional.

OBJETIVO GERAL:
Especializar profissionais para compreender e participar da Gestão do Trabalho Pedagógico, especialmente no que se refere ao planejamento, à coordenação, ao acompanhamento, a avaliação de planos e projetos pedagógicos, bem como análise, formulação, implementação, acompanhamento e avaliação das políticas educacionais em sistemas de ensino e em processos educativos não escolares.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Elaborar, desenvolver, acompanhar, coordenar e avaliar projetos pedagógicos em instituições públicas e privadas de educação escolar e não escolar;
• Conceber o processo de gestão educacional como uma práxis pedagógica administrativa, atuando na coordenação e supervisão de projetos pedagógicos em instituições educativas, no gerenciamento de recursos financeiros de projetos educacionais, na coordenação pedagógica em unidades escolares de ensino, na gestão e administração escolar; na gestão de pessoas em unidades de ensino, empresas e entidades e na elaboração, coordenação e gestão de projetos pedagógicos voltados para a formação de pessoal em empresas públicas e ou privadas;
• Refletir sobre a atuação da coordenação pedagógica nas articulações de todas as instâncias formativas da escola (da gestão da sala de aula, das dificuldades de aprendizagem dos alunos ao currículo);
• Orientar na organização de políticas públicas para diversas áreas da educação e também atuar em projetos educacionais na área da diversidade cultural;
• Discutir o sistema familiar contemporâneo e sua relação com a escola;
• Prestar serviços de assessoria pedagógica e consultoria de educação em diferentes espaços onde ocorrem processos educativos.

Matriz Curricular:

1. Didática do ensino superior