Escolha uma Página
MBA em Docência e Metodologia do Ensino Superior

Aprovado pela Resolução PG Nº 47 DE 20/07/2017

COORDENAÇÃO: Carlos Tuan Campelo Diógenes

OBJETIVOS: Formar adequadamente docentes que atuam ou atuarão em Instituições de Ensino Superior de maneira competente, responsável e comprometida. O curso visa promover a formação de profissionais qualificados que desejam atuar como docentes, por meio de uma formação pedagógica abrangente, atualizada e de qualidade, proporcionando aos alunos o aprimoramento profissional para o exercício da docência e gestão nas Universidades e Faculdades, sejam elas públicas e /ou privadas.

PÚBLICO-ALVO: Professores ou quaisquer outros profissionais que já atuam como também aqueles que pretendem atuar no magistério do ensino superior, na perspectiva de oferecer subsídios para o exercício crítico, criativo e competente de suas atividades. O profissional de ensino encontra no MBA EM DOCÊNCIA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR subsídios para o exercício crítico, criativo e competente das atividades docentes, podendo desenvolver atividades docentes em Instituições de Ensino Superior (cursos de graduação e/ou pós-graduação) ou atuar em consultorias de treinamento e capacitação de professores no processo de formação continuada.

Carga horária: 450 horas

Matriz curricular 

  • Planejamento e gestão na educação superior
  • Avaliação institucional e da aprendizagem
  • Metodologia da pesquisa em educação
  • Didática do ensino superior: multidimensionalidade da docência
  • Teorias cognitivas da aprendizagem
  • Inteligência emocional: liderança e gestão de conflitos na sala de aula
  • Fundamentos da educação superior no brasil
  • Projeto político-pedagógico: uma necessidade universitária.
  • Políticas do ensino superior: novos paradigmas da educação
  • Oficina I: leitura e construção textual de materiais didáticos
  • Oficina II: retórica e oratória
  • Oficina III: saúde docente: voz e trabalho
  • Oficina IV- corpo em movimento :práticas inovadoras e criativas
  • Aspectos sociológicos, antropológicos e filosóficos da educação
  • Tecnologias educacionais e ead: realidade de sala de aula
  • Estágio supervisionado no ensino superior
  • Ciência e ética: abordagem crítica do ensino superior
  • Orientação do TCC: Artigo Científico