Escolha uma Página
Neuropsicologia Clínica

INSCRIÇÃO: R$50,00  
Mensalidades: 1 + 14 parcelas de R$ 250,00
com desconto de 20% até o vencimento do boleto

CARGA HORÁRIA: 420 h/a

PÚBLICO ALVO: Graduados da área da Psicologia e  áreas afins.

A Neuropsicologia é uma área de investigação da Psicologia e da Neurologia que busca compreender os processos mentais e as suas relações com o comportamento e o desenvolvimento cognitivo de cada indivíduo.

O foco de atuação do Psicólogo especialista em Neuropsicologia é o diagnóstico e a reabilitação das alterações comportamentais e cognitivas influenciadas por disfunções e/ou lesões do cérebro.

Os conhecimentos da Neuropsicologia são baseados em estudos neurocientíficos e clínicos, os quais obedecem às mesmas metodologias científicas utilizadas nas pesquisas com ensaios experimentais ou de casos clínicos relacionados à Psicologia e Neurologia.

Uma especialização em NEUROPSICOLOGIA CLÍNICA é uma formação interdisciplinar continuada da Psicologia em nível de pós-graduação que tem como objetivos aprofundar os conhecimentos e capacitar o profissional no processo de avaliação e intervenção neuropsicológica.
No processo de avaliação das funções neuropsicológicas, esses profissionais utilizam instrumentos padronizados especificamente para investigar o comportamento cognitivo envolvendo habilidades como: atenção, linguagem, raciocínio, memória, aprendizagem, processamento de informações e funções motoras, entre outras. Neste processo, o profissional fornece dados clínicos e formula uma hipótese diagnóstica do funcionamento cognitivo e comportamental do paciente.

A reabilitação ou intervenção neuropsicológica é indicada quando o especialista verifica durante a avaliação um quadro de déficit de aprendizagem e das funções cognitivas. Esta hipótese diagnóstica orienta as ações e o plano de tratamento indicado para o desenvolvimento das habilidades cognitivas específicas.

O campo de atuação desta especialidade da Psicologia compreende atividades diversas em diferentes espaços como o trabalho de pesquisa e ensino nas instituições acadêmicas, o atendimento individual em clínicas ou consultórios privados e a atuação como membro de equipes multidisciplinares em hospitais, entre outros. Abaixo estão algumas destas funções principais e locais de atuação.

• Emissão de laudos neuropsicológicos: obedece a parâmetros preestabelecidos e tem finalidades diagnósticas clínicas, em processos forenses ou para fins de perícia. Auxilia nas decisões de outros profissionais de áreas interligadas, contribuindo e influenciando diretamente na decisão do tipo de tratamento escolhido, ou ainda, em um veredito de um processo judicial, por exemplo, cuja tomada de decisão esteja relacionada com questões de desempenho intelectual ou a capacidade de julgamento de um indivíduo.

• Na reabilitação neuropsicológica infantil. Estes profissionais buscam o desenvolvimento cognitivo e psicossocial de crianças e adolescentes. O trabalho é realizado tanto de forma individual, com o paciente, como pela integração dos pais ou responsáveis legais e educadores. As estratégias utilizadas envolvem jogos, tarefas e recursos que buscam o estímulo cognitivo visando a melhoria do desempenho pessoal na vida cotidiana.

Matriz Curricular

MÓDULO I
01 -DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR-30H
02 METODOLOGIA DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO E SAÚDE-30H
03 -NEUROANATOMIA E NEUROFISIOLOGIA-30H
04- PATOLOGIAS DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL-30H
05- NEUROPSICOLOGIA NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA-30H
06-NEUROPSICOLOGIA NA FASE ADULTA E VELHICE-30H

MÓDULO II

07- BASES TEÓRICAS E CONCEITUAIS EM AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA-30H
08-NEUROPSICOLOGIA E AVALIAÇÕES PSICOLÓGICAS EM TRANSTORNOS
MENTAIS-30H
09 -PRÁTICAS E APLICAÇÃO DE INVESTIGAÇÃO CLÍNICA EM NEUROPSICOLOGIA
E EM AVALIAÇÕES PSICOLÓGICAS EM TRANSTORNOS MENTAIS-30H
10-CONTRIBUIÇÕES DA NEUROPSICOLOGIA À EQUIPE INTERDISCIPLINAR-30H

MÓDULO III

11- REABILITAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA-30H
12- NEUROPSICOLOGIA E INCLUSÃO-30H
13-TCC-ARTIGO CIENTÍFICO -60H ORA