O papel do pedagogo nos diferentes contextos

No dia 28 de maio de 2022 a Faculdade Regional Jaguaribana – FRJ realizou em seu auditório no Município de Alto Santo, mais um evento do Mês da Pedagogia em alusão ao Dia do Pedagogo que foi celebrado no último dia 20 de maio. O momento chamado de Café com Debate iniciou com a apresentação da programação do evento, feita pela Coordenadora do Curso de Pedagogia, a Professora Mádja Maia. Depois a Poesia “O professor” foi recitada pela discente Sabrina Moura Lucena, estudante do 1º semestre da Pedagogia.

Em seguida a Professora Mádja Maia apresentou a convidada Carmen Laenia Almeida Maia de Freitas que é pedagoga e mestre em Educação e Ensino pela Universidade Estadual do Ceará – UECE que ministrou a Palestra Intitulada de “A História do Pedagogo e o Papel do Profissional em Diferentes Contextos”. A palestrante começou fazendo um resgate histórico desde a Grécia, onde os filósofos então começaram a se questionar acerca do porquê, e do que ensinar. Depois explicou sobre a etimologia da palavra Pedagogo e mencionou que com o tempo, o sentido do conceito Pedagogia ampliou-se para designar toda teoria sobre a educação.

Feito isso, a convidada passou a interagir com a plateia, lançando os seguintes questionamentos para os estudantes: Qual a identidade do Pedagogo formado pelo curso de Pedagogia? Depois de formado quais lugares de atuação? O que pensa o estudante sobre o papel do pedagogo? Qual sua visão sobre a sua futura profissão? Muitos estudantes participaram dessa conversa, tentando responder as perguntas e trazendo à tona muitos outros elementos acerca da atuação do pedagogo.

Em seguida, Carmen Laenia destacou os 3 Elementos Identitários da Docência, que são: a História de Vida, a Formação Acadêmica e a Prática Pedagógica. Explicou que todo profissional docente carrega um pouco da sua trajetória de vida, da sua herança cultural/científica dos tempos da faculdade e da sua experiência no contexto escolar/educacional. Com o intuito de tornar mais clara a explicação dada, a palestrante usou como exemplo a sua própria História de Vida, a sua própria Formação Acadêmica e a sua própria Prática Pedagógica.

Dando continuidade à conversa, a palestrante apresentou um pouco sobre a formação do profissional pedagogo, destacando a aprovação da Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996 que estabeleceu as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Citou o Art. 87 da LDB, onde é instituída a Década da Educação, a iniciar-se um ano a partir da publicação desta Lei e falou sobre a Resolução CNE/CP nº 1, de 15 de maio de 2006 que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura.
Depois ela listou os diferentes contextos onde o pedagogo pode exercer o seu papel. Sendo ele em vários níveis: Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio), Educação Superior (Graduação e Pós-Graduação); em várias modalidades: Educação de Jovens e Adultos, Educação à Distância, Educação Especial, Educação Profissional e em várias instituições: públicas, privadas, filantrópicas.

Em seguida a convidada trouxe um pouco da sua experiência na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica que se deu desde 2014 no IFCE Campus Morada Nova e apresentou as Carreiras dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia que foram criados através da Lei nº. 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Para isso, ela destacou a Lei nº 11.091, de 12 de janeiro de 2005, que dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, no âmbito das Instituições Federais de Ensino vinculadas ao Ministério da Educação, e dá outras providências e a Lei nº 12.772, de 28 de dezembro de 2012, que regulamenta o plano de carreira e cargos de magistério do ensino básico, técnico e tecnológico e o plano de carreira de magistério do ensino básico federal, define os parâmetros profissionais da carreira do professor dos Institutos Federais.

Por fim, ela listou algumas das atribuições do pedagogo dentro do IFCE, a saber: Elaboração dos Projetos Políticos Pedagógicos dos Cursos; Revisão das Matrizes Curriculares dos Cursos; Participação em Reuniões de Colegiado dos Cursos; Preparação dos Encontros Pedagógicos; Planejamento da Formação de Professores; Atendimento individual aos estudantes, professores, pais ou responsáveis; Análise das causas da evasão e formulação de estratégias para a superação do problema; Mediação da relação professor-aluno; Análise do processo avaliativo; Apoio ao trabalho da Equipe do NAPNE; Parceria com o Setor de Assistência Estudantil; Participação em Bancas Avaliadoras de PSS e Concurso Público.

Toda a conversa da professora Carmen Laenia foi intercalada com intervenções tanto da plateia, como da Coordenadora do Curso Mádja Maia e da Coordenadora de extensão Nádja Maia. Depois a palestrante apresentou o livro publicado por ela, que tem como título “A Política de Financiamento da Educação no Brasil: uma análise dos programas federais a partir de Morada Nova no Ceará”.

O evento foi finalizado com os depoimentos dos graduandos Francisco Elmar Freire Júnior do 7º semestre, Socorro Alves Lima do 2º semestre e Brunna Félix Lucena do 1º semestre, todos esses estudantes do Curso de Pedagogia, e teve como momento de encerramento o sorteio de dois exemplares do livro de autoria da palestrante.

Confira o Programa de Acompanhamento de Egresso FRJ – PAE

Fotos do evento