Aprovado pela Resolução PG Nº 46 de 20/07/2017
COORDENAÇÃO: Carlos Tuan Campelo Diógenes
OBJETIVOS: O objetivo do curso visa capacitar o profissional com amplos conhecimentos teóricos e interdisciplinares no entendimento das dificuldades de aprendizagem em diferentes contextos. O especialista em Psicopedagogia Clínica, Institucional e Hospitalar deverá ter uma visão crítica dos temas e questões da aprendizagem, possibilitando um desenvolvimento psicopedagógico ético, que possa amenizar a situação de risco psicossocial de crianças, jovens e adultos com dificuldades de aprendizado.
PÚBLICO-ALVO: Profissionais graduados na área da Educação e da Saúde interessados em aprimorar seu conhecimento para desenvolver-se na orientação e atendimento.
Carga horária: 450 horas
Matriz curricular
- Didática do Ensino Superior
- Cognição e Aprendizagem
- Bases Neurológicas da Aprendizagem
- Metodologia da Pesquisa Científica / Estágio Supervisionado
- Diversidade na Aprendizagem Discente com Necessidades Educacionais Especiais
- Psicolinguística: Linguagens e Escrita
- Dificuldade de Aprendizagem na Perspectiva Sócio Histórica
- Introdução à Psicopedagogia Institucional, Clínica e Hospitalar
- Instrumentos para Avaliação Psicopedagógica Institucional/Diagnóstico
- Psicopedagógico Institucional
- Psicopedagogia Hospitalar: Funções e Competências
- Organização do trabalho Psicopedagógico Hospitalar
- Brinquedoteca Hospitalar / Estudo de Caso – Psicopedagogia Institucional e Hospitalar
- Instrumentos para Avaliação Psicopedagogia Clínica / Diagnóstico
- Psicopedagógico Clínico (I)
- Diagnóstico Psicopedagógico Clínico (II) / Estudos de Caso
- Processo de Ensino / Aprendizagem da Matemática / Jogos e Psicomotricidade
- Relações Familiares: Vínculo Afetivo e Aprendizagem
- Psicanálise dos Contos de Fadas
- Técnicas de Intervenção
- Orientação do TCC: Artigo Científico