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Revista – Edição 11

REVISTA Nº 11

– Editorial

1 – A CONTRIBUIÇÃO DA PSICOPEDAGOGIA NO AMBIENTE ESCOLAR

Maria Vandia Guedes Lima
Vera Lucia Rolim Cintula
Renata de Arruda Câmara Silva
Francisco Claidemir Queiroz dos Santos
Vanessa Moreira Maneco

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O artigo trata da contribuição da psicopedagogia no ambiente escolar tendo como objetivo averiguar a contribuição da psicopedagogia no ambiente escolar. Nesse sentido o trabalho do psicopedagogo nas escolas, surgiu com a intenção de intermediar os problemas de aprendizagem individual e coletivo. Com isso, a psicopedagogia age diretamente no ato do ensinar-aprender; ela também considera alguns fatores como: os psicomotores e o ambiente familiar, então ela analisa em todos os seus contextos a “construção do conhecimento” em toda a sua complexidade e igualando os aspectos afetivos, cognitivos e sociais que lhe são implícitos. Para fundamentar esse estudo pautou- se nos teóricos como: Bossa (2014), Oliveira (2014), Pontes (2010), Saito (2010), Silva (2012), Sousa (2012) e outros. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica. O estudo justifica em virtude da necessidade de um profissional saber lidar com as dificuldades de aprendizagem dos alunos. Diante da pesquisa percebemos o quanto é importante a atuação do psicopedagogo nos diferentes contextos e o quanto és essencial para o progresso e sucesso do ensino-aprendizagem do aprendente.

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2 – UM OLHAR SOBRE A ESTÉTICA DOS CORPOS MASCULINOS

Clênia Valéria Gonçalves Soares
Daniel dos Santos Carneiro

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Esta pesquisa tem como objetivo discutir sobre a Masculinidade a partir da representação dos corpos masculinos na atualidade. Nesse sentido, ao questionar como as representações deles contribuem na formação dos sujeitos. O estudo volta-se para investigar as possibilidades de vivências masculinas dos sujeitos nas quais estejam empenhados em refletir sobre a construção das identidades masculinas a partir de sua cultura machista, tradicional, paternalista e a atual, que se caracteriza pelo culto à estética e supervalorização da beleza. Busca-se também enfatizar a importância da ressignificação dos corpos masculinos. Quanto à metodologia, é uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e de natureza exploratória. A coleta dos dados foi realizada através de uma seleção de pesquisas disponibilizadas nas bases de dados como a SciELO, CAPES, Google Acadêmico, hypeness, letras (músicas) e material usado na disciplina de Masculinidades Positivas disponíveis no AVA (ambiente virtual de aprendizagem) do curso de Pós-Graduação em Gênero, Diversidade e Direitos Humanos. O desenvolvimento do texto deu-se por meio de levantamento de autores como Le Breton (2007); Kimmel (1998); Viana Júnior (2017); Ramos (2000); Richins (1991) e entre outros autores que discutem sobre masculinidades e suas implicações sociais. No decorrer da pesquisa busca-se discutir sobre os conceitos de masculinidades e sua influência na vivência, no consumo e na identidade. Discute-se também a influência do mercado e do estímulo ao consumo a partir de padrões pré-estabelecidos como formas de se criar padrões inalcançáveis. Algumas conclusões apontam que os corpos possuem modelos de acordo com sua construção social e uma necessidade urgente de estabelecer uma atenção para as identidades masculinas. Portanto, que a estética destes corpos aliada ao referido estudo sirva de impulso para futuros estudos, que pensem nos processos de mudança existente nas relações de gênero.

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3 – LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR

Neide da Silva Tomaz
Jordan Prazeres Freitas da Silva
Lisa Naira Rodrigues de Sousa
Ana Karolina Matos de Freitas

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Objetiva-se identificar quais requisitos ou perfis necessários que podem proporcionar o sucesso da empresa (organização) através da liderança e motivação. Trata-se de um estudo de caso, descritivo com abordagem qualitativa. A pesquisa se desenvolveu em uma instituição pública de ensino superior, localizada na cidade de Fortaleza, Capital do Estado do Ceará. Para alcançar os objetivos inicialmente propostos, foram utilizadas questões, visando facilitar a tabulação e o trabalho de análise das informações. O questionário foi dividido em duas partes. A primeira identifica o perfil dos colaboradores pesquisados contemplando as seguintes variáveis: sexo, tempo de empresa, escolaridade. A segunda parte enfoca o perfil da liderança, composto de perguntas fechadas. Os seguintes resultados foram: que entre os colaboradores, predominou o sexo masculino com percentual de 56%. Dos pesquisados (23/25 pesquisados) que representa 92% encontram-se há mais de 10 anos na instituição, em relação à escolaridade destacaram-se 16 dos 25 pesquisados da instituição de pesquisa possuem o Ensino Superior Completo representando 64% dos pesquisados, 1 dos 25 pesquisados: Ensino Superior Incompleto (cursando) representando 4%, 7 possuem Ensino Médio Completo representando 28% dos pesquisados, e em seguida 1 Ensino Médio Incompleto (cursando) representando 4% dos 25 pesquisados. Dentre os fatores levantados considerados importantes para a liderança, a motivação e o sucesso organizacional, foi verificado que todos estão presentes nas lideranças da instituição em estudo, parte destas pelos líderes e parcialmente pelos liderados. Concluindo-se que a atuação dos líderes neste momento torna-se essencial, pois são estes que possuem a capacidade de influenciar as pessoas buscando um bem comum.

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4 – A BNCC E A CONTRIBUIÇÃO DA LUDICIDADE NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Maria Vandia Guedes Lima
Paula Roberta Guedes Magalhães
Francisca Pereira Paiva
Francisca Adriana Cavalcante Leite
Karla Renata de Aguiar Muniz

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O estudo tem como escopo principal compreender como a BNCC e a ludicidade contribuem no desenvolvimento infantil. Para a realização deste estudo, empregou-se a pesquisa do tipo exploratório-descritivo, de natureza básica, com abordagem qualitativa, tendo como método procedimental uma revisão bibliográfica por meio de leituras de livros, artigos, revistas que abordam a temática. Percebemos que o lúdico enquanto atividade escolar forma um elo entre a fantasia e o real, estimulando assim a criatividade e o desenvolvimento infantil, de forma prazerosa. A relevância da pesquisa está relacionada a necessidade de buscar estratégias por meio do lúdico que estimule nessa etapa da vida uma qualidade da educação, privilegiando assim, as nossas crianças seu desenvolvimento pleno. A problemática da pesquisa está focada nas atividades lúdicas que possam auxiliar os alunos da educação infantil no processo de aprendizagem e a formação do professor da educação infantil. Em conclusão, constatou-se que respeitando a temática questionada é fundamental especificar o contexto dos jogos e brincadeiras para os discentes da educação infantil, pois percebemos a necessidade de um trabalho pedagógico direcionado para esta área de ensino, visto que, uma educação lúdica só será assegurada se o educador estiver apto para executá-la com demasiado conhecimento acerca dos fundamentos da mesma.

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5 – UM ESTUDO DE LITERATURA SOBRE BORDERLINE E PSICOPATIA

Maria Vandia Guedes Lima
Paula Roberta Guedes Lima Magalhães
Francisca Pereira Paiva20 Antonio Roberto Xavier
Julio Cledson de Oliveira Guedes

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O presente artigo discorre acerca do transtorno de personalidade borderline e do transtorno de personalidade antissocial/psicopatia, esses costumam apresentar diferentes graus de comprometimentos de empatia. No entanto o borderline apresenta empatia pelos outros, um pouco distorcida, porém apresenta. Já o psicopata não possui empatia, ou seja, sempre age com a razão. A pesquisa tem por objetivo: compreender conceitos e características entre borderline e psicopatia e como esses transtornos são vistos e acolhidos pela sociedade. Este artigo é uma revisão bibliográfica de abordagem qualitativa e segue o método dedutivo interpretacional dos conteúdos presentes em fontes secundárias. O desenvolvimento dessa escrita partiu do pressuposto de que os transtornos de borderline e psicopatia costumam apresentar inúmeros graus de comprometimentos de empatia. Todavia esses comprometimentos não estão claros para a família, a escola e a sociedade que vem lidando com frequência com os transtornos citados. Dessa forma percebemos o quanto essa literatura fundamentada irá contribuir ao meio acadêmico.

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6 – A PSICOPEDAGOGIA E AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM_OS MÉTODOS DE DIAGNÓSTICO COMO SUPORTE NA ATUAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO

Carla de Alencar Sarmento Campos
Francisco Herculano Campos Neto

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O presente artigo tem por finalidade descrever as dificuldades de aprendizagem das crianças inseridas no contexto escolar atual, bem como a necessidade de buscar soluções para tal problema apresentado por meio de avaliações e diagnóstico psicopedagógico. Com isso poderá ser feito uma adequada intervenção psicopedagógica junto ao aluno. Tem-se como objetivo identificar os fatores que levam à dificuldade apresentada pelo aluno durante o processo de aprendizagem visando assim melhores condições para seu desenvolvimento. Apresentou-se a devida importância dada à psicopedagogia ontem e hoje e suas contribuições. O processo de aprendizagem baseado nas teorias de aprendizagem de Piaget e Vigotsky suas contribuições e diferenças para então iniciar o processo de dificuldades apresentadas durante a aprendizagem do aluno que a partir disso será direcionado às possíveis soluções de melhoria no processo de desenvolvimento do mesmo. Apresenta as dificuldades de aprendizagem como sendo um processo que pode ser adquirido tanto por meio orgânico e social, que envolve o ser aprendente, a família, a escola, relatando as principais características de cada um e as possíveis soluções para resolução do real problema. Diante dessa problemática foi apresentada a avaliação psicopedagógica e diagnóstica que pode ser considerada como um suporte de investigação no processo de aprendizagem do indivíduo visando melhor entender o distúrbio apresentado pela criança. Por fim, destaca a suma importância de um psicopedagogo no processo de ensino aprendizagem da criança juntamente com a escola, que juntos poderão buscar soluções para resolução das dificuldades de aprendizagem vivenciadas pela criança no contexto ao qual está inserido.

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7 – FORMANDO ROBÔS OU EDUCANDO PARA A VIDA, O QUE ESTÁ EM JOGO É O FUTURO DAS CRIANÇAS E DA NAÇÃO

Cléa Gomes Santiago
Daniel dos Santos Carneiro

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Este ensaio tem por objetivo problematizar acerca da forma como vem sendo pensada e colocada em prática a educação básica tanto na perspectiva familiar como no ensino escolar. Para a produção da referida proposta, tomou-se por base as obras de Paulo Freire (1996), Augusto Cury (2003), Içami Tiba (2002), Oliveira (2010), “Pinóquio às Avessas” de Rubens Alves (2010), educação e emancipação: Justiça social e Cognitiva” de Débora Ribeiro e “Fronteiras da Educação: Desigualdades Tecnológicas e Políticas,” organizado por Adão F. Oliveira. No decorrer do ensaio é apresentado as necessidades e possibilidades para se estabelecer diálogos entre família e comunidade escolar afim de reduzir as diferenças existes entre o educar em casa e educar no espaço escolar.

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8 – A DISLEXIA E OS REVESES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA

Maria Vandia Guedes Lima
Paula Roberta Guedes Magalhães
Francisca Pereira Paiva
Renata de Arruda Câmara Silva
Julio Cledson de Oliveira Guedes

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O tema do presente trabalho a Dislexia na Educação Infantil. Tem como o objetivo principal analisar a dislexia e os reveses no processo de aprendizagem da leitura e escrita. A dislexia não é uma doença de retardamento mental, mas, sim uma dificuldade de aprendizagem na leitura, escrita e soletração. Ela foi ratificada pela Associação Internacional de Dislexia (AIDD), como um distúrbio, e não como uma doença genética. A Dislexia, também não afeta somente crianças, mas também adultos e idosos. Outra questão é que a Dislexia é definida pela neurologia como uma dificuldade de aprendizagem, e como um problema tanto social, econômico e cultural. Uma vez que ela ocorre em todos os níveis da sociedade. Nesse trabalho foi usado com mais contundência livros, mas também foram citados revistas, periódicos e fontes eletrônicas da internet. O assunto abordado tem sua relevância devido ao grande índice de desinformação e o bullying, que é motivo de várias reclamações. De fato, essa pesquisa, com seu respectivo tema trouxe, um novo olhar para um problema que é mais comum do que se imaginava. Através de uma pesquisa qualitativa. Percebemos que quanto mais esse indivíduo for segregado do seu meio social, família, escola, amigos, igreja. mais distante ele ficará, de um verdadeiro tratamento adequado, para reintegrá-lo a sociedade. A pesquisa mostrou-se por demais significativa, levando ao conhecimento do público em geral que esse distúrbio é amplamente amparado por leis, tanto do Congresso Nacional e leis estaduais, e municipais.

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9 – O USO DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE

Manuela de Sousa Bruno
Maria Vandia Guedes Lima

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O presente artigo tem por objetivo identificar estratégias de como os jogos e brincadeiras favorecem na construção da aprendizagem das crianças com déficit de atenção e hiperatividade que se encontram numa fase escolar desafiadora que é a alfabetização. Pesquisou-se em diversas bibliografias, Ferreiro (2011), Fitó, (2012), Florêncio, R.; Moreira, M. (2020), Friedmann (2006), Muszkat (2012), Oliveira (2011), Sampaio (2009), Teixeira (2011), como se dá a estruturação cerebral, as causas e intervenções que possibilitem o desenvolvimento global dessas crianças. Dentre os teóricos de grande influência, podemos citar neste trabalho, Emília Ferreiro (2011) que contribui para a compreensão do sistema alfabético, acreditando que as crianças passam por diferentes estágios até chegar à escrita convencional propriamente dita.

 

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10 – FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS E CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO E ABORDAGEM SISTÊMICA, NA SAÚDE DO IDOSO, FAMÍLIA E CIÊNCIAS HUMANAS

Cleison Luis Rabelo
Daniel dos Santos Carneiro

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Este artigo trata-se de um estudo de natureza qualitativa e bibliográfica que tem como objetivo apresentar e problematizar sobre as características, fundamentos e contribuições do pensamento sistêmico na atualidade e suas contribuições para as ciências humanas e da saúde para que se possa pensar em estratégias inovadoras frente aos problemas complexos da atualidade. O texto está estruturado nos seguintes tópicos: a influência do pensamento sistêmico nas ciências humanas e sociais; os fundamentos epistemológicos do pensamento sistêmico; o ciclo vital familiar e a família na concepção sistêmica. Concluiu-se ao final do estudo que a abordagem sistêmica possibilita tanto ao campo da saúde quanto às ciências humanas obter novos resultados pelo fato de pensar na resolução dos problemas a partir das relações que “os sistemas” estabelecem entre si. As intervenções, portanto, são pensadas levando em consideração o problema em seu contexto e nos sujeitos que o compõe.

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11 – O IMPACTO DA PANDEMIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM COGNITIVO AFETIVO DOS ESTUDANTES DO PRIMEIRO ANO DE GRADUAÇÃO

Andréa Geane Chaves de Mendonça Moraes
Aldenize Maria Chaves de Mendonça
Maria Euzimar Nunes Rodrigues

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O presente trabalho tem o objetivo de identificar as futuras causas nos déficits de “interação interpessoal e atenção” causadas pelos impactos da Pandemia (Covid-19) no processo de aprendizagem cognitiva afetiva dos alunos do primeiro ano de graduação durante as aulas remotas. A abordagem se dará através de levantamentos bibliográficos do bem-estar e da saúde emocional dos adolescentes que se encontra abalada diante das constantes expectativas, adaptações e instabilidades durante o contexto epidemiológico, e ainda contará com as avaliações de desempenho acadêmico, as estimativas educacionais de aprendizado, divulgadas pelos órgãos responsáveis, consultas em periódicos, livros, revistas científicas e de websites especializados. Para esse estudo contaremos com a contribuição da Neurociência – reconhecida hoje como a ciência do cérebro – e o protagonista da Cognição, o Cérebro, órgão responsável pelo contingente de habilidades e processos mentais que contribuem para o crescimento da biogênese do indivíduo e da sua maturação psicológica.

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12 – OS DESAFIOS DO USO DA TIC NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PROFESSORES IMIGRANTES, AULAS MIGRADAS

José Romilson Mariano
Renata de Arruda Câmara Silva
Maria Vandia Guedes Lima

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A presente pesquisa tem como objetivo apontar estudos sobre os desafios do uso da TIC no contexto da educação infantil: professores imigrantes, aulas migradas. O objetivo geral é investigar a proximidade dos professores da educação infantil, e seu desdobramento com o uso da TIC e como fazer as aulas pautadas no movimento. A metodologia utilizada foi a pesquisa de campo que teve como instrumento coletor de dados um questionário pela plataforma do google pelo aplicativo forms contendo 13 perguntas objetivas. Essa ferramenta foi disponibilizada por meio de link para 60 professores da educação infantil. Tendo em vista que as crianças com idade de 01 a 05 anos foram de certa forma mais afetadas com o isolamento por não permitir elas usarem seu senso comum para aprender. Sendo assim o questionário foi enviado para e-mail ou contanto do WhatsApp. A abordagem adotada foi de cunho qualitativo e os pesquisadores que elencaram os fundamentos teóricos fortalecedores desse trabalho foram: Piaget (2013), Valente (2018) Tavares e Barbosa (2018) além de outros pensadores que solidificam o percurso dessa investigação. Com esse estudo acredita-se que vamos contribuir com o meio da educação infantil trazendo reflexões sobre algumas formas de perceber as novas metodologias pautadas para as crianças sem deixar de envolver o que elas mais acionam em seu tempo de infante que é a exploração do mundo por meio de seu corpo em movimento.

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13 – MORTALIDADE MATERNA NO ESTADO DO CEARÁ_CAUSAS E VARIÁVEIS SOCIODEMOGRÁFICAS A PARTIR DE DADOS DO INTEGRASUS

Juliana Gomes de Almeida
Karla Karine Matias Porto
Chiara Lubich Medeiros de Figueiredo

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Objetivo: Analisar a situação de morte materna no Ceará considerando as variáveis sociodemográficas e as causas dos óbitos maternos a partir do Integra SUS. Métodos: Estudo descritivo, retrospectivo, que possui abordagem quantitativa e delineamento transversal dos casos de óbitos maternos no estado do Ceará, sendo incluídos os dados disponibilizados de janeiro de 2016 até dezembro de 2021. Resultados: Esse estudo demonstrou que o número de óbitos maternos tem aumentado anualmente no Ceará, tendo como perfil mulheres pardas, na faixa etária entre 20 a 29 anos, com boa escolaridade, que realizaram as consultas de pré-natal e foram a óbito devido causas indiretas. Conclusão: Os números de óbitos podem estar associados aos descuidos dos profissionais que atendem a essas gestantes, por falta de conhecimento ou aperfeiçoamento.

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14 – A NECESSIDADE DE RESSIGNIFICAR A DIDÁTICA

Luciana de Freitas

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O presente tem o objetivo de compreender por que a escola, construída a partir da lógica da Modernidade, com promessas de igualdade e cidadania para todos, não conseguiu até hoje realizar seu ideal. E por que a Didática inspirada nesta concepção, nas suas diversas manifestações, não parece oferecer, na atualidade, aos/às educadores (as) referências significativas para a construção de processos de ensino-aprendizagem significativos. Este artigo é uma revisão bibliográfica dos estudos de Vera Maria Candau e aborda os desafios atuais da escola e da Didática. Apresenta as ideias e pensamentos da pesquisadora que propõe ressignificar a Didática e reinventar a escola por meio da reflexão e na interação do conhecimento ensinado na escola, no uso das tecnologias e das mídias digitais no processo ensino-aprendizagem, na concepção das diferenças culturais como vantagem pedagógica e na revisitação dos temas clássicos da Didática.

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15 – A CONTRIBUIÇÃO DA PSICANÁLISE À LUZ DA NEUROPSICOPEDAGOGIA

Luciana Felício Luz
Maria Vandia Guedes Lima

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O presente artigo discorre acerca dos problemas de aprendizagem e de seus desafios no exercício do aprender, encarando o envolvimento do professor e do aluno como fator desse processo. Este trabalho tem por objetivo primordial trazer a lume as discussões mais significativas concernentes aos transtornos de aprendizagem sob o espectro de atuação do neuropsicopedagogo, com o prop6sito de clarificar as oportunidades de desenvolvimento de crianças com dificuldades de aprendizagem ou deficiência intelectual, a partir de estudos da Neurociência intercambiados com os conhecimentos da Psicanálise e da Pedagogia. Para fundamentação teórica do tema exposto, buscou-se haurir respaldo na exegese de Freud (1988), Cosenza (201 1), Cassins (2007) e outros. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica. O estudo em comento justifica-se pela necessidade, na conjuntura hodierna, da compreensão do papel do neuropsicopedagogo na reinserção social e educacional e na prevenção ou tratamento dos efeitos deletérios decorrentes de distúrbios que possam prejudicar o aprendizado.

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16 – A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO NA PREVENÇÃO DE ACIDENTES DE MOTOCICLETAS EM FORTALEZA

José Francisberg Machado Teixeira
Maria Vandia Guedes Lima (Orientadora)

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O artigo trata de estudo bibliográfico no qual se deseja conhecer a importância da educação no trânsito na prevenção de acidentes com motocicletas. Trata-se de uma pesquisa quantitativa descritiva realizada através de pesquisa em periódicos, artigos, livros, leis que regulamentam e tratam o trânsito as situações ali vividas e a educação como forma de prevenção, tendo como objetivo apropriar-se do conhecimento para abrir uma discussão e analisar de que formas possam ser minimizadas as condições de morbimortalidade causadas por este tipo de acidentes. Para fundamentar esse estudo buscou-se pautar em vários teóricos como: Brasil ( 2008 ),Andrade(2009), Código de Trânsito Brasileiro (2008) Portaria nº 1.600 MS (2011) e outros. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica. Diante das leituras conclui-se que os teóricos tem um olhar bastante aguçado no tocante essa problemática tão afrontada e aflorada que é a necessidade que sejam feitas ou pelo menos cumpridas as políticas públicas relacionadas a este dilema: trânsito acidente prevenção.

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