Pedagogia

O curso de Pedagogia abrange a formação do educador num sentido amplo que contemple a educação formal, prioritariamente, e a educação não-formal. A primeira, entendida nas práticas educativas desenvolvidas no sistema de ensino em que a instituição escolar configura-se como principal espaço de atuação do pedagogo e, a segunda, que apresenta como espaço de atuação as várias outras instituições, associações, organizações e grupos dos diferentes segmentos da sociedade.

A pedagogia estuda e investiga o processo educativo, desenvolvido no âmbito da educação formal e não formal. Atua na docência da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental e na gestão dos processos pedagógicos e administrativos das instituições escolares, voltadas para a Educação Básica. Também exerce a docência nas disciplinas pedagógicas do Ensino Médio, curso de Formação de Professores.

A atuação do Pedagogo não deve se restringir aos espaços escolares, na medida em que prolifera a demanda por educadores em outros espaços educacionais “não-escolares”: projetos de formação inicial e continuada de jovens e adultos desenvolvidos por empresas, associações comunitárias, movimentos sociais urbanos e do campo, entidades governamentais e não governamentais, que carecem de profissionais capazes de planejar, coordenar, implantar e avaliar projetos pedagógicos valorizando os contextos sócio- culturais desses espaços diferenciados das instituições formais de ensino.

O campo de atuação do licenciado em Pedagogia deve ser composto pelas seguintes dimensões: docência na Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Médio nos Cursos de Magistério, assim como em Educação Profissional, na área de serviços, e apoio escolar, além de em outras áreas nas quais os conhecimentos pedagógicos sejam previstos, sendo estes em ambientes escolares e não-escolares. Gestão educacional, e produção e difusão do conhecimento cientifico e tecnológico do campo educacional. O principal objetivo do curso entre outros é de formar docentes para atuarem na Educação Infantil e nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental.

Matriz Curricular

  • Língua Portuguesa I
  • Psicologia I
  • Sociologia I
  • História da Educação I
  • Filosofia I
  • Pesquisa e Prática Pedagógica na Educação Infantil I (Creche)
  • Metodologia da Pesquisa Científica
  • Fundamentos da Educação Infantil
  • Estudos Independentes I
  • Língua Portuguesa II
  • Psicologia II
  • Sociologia II
  • História da Educação II
  • Filosofia II
  • Pesquisa e Prática Pedagógica na Educação Infantil II (Pré-escolar)
  • Teorias da Aprendizagem
  • Alfabetização e Letramento
  • Estudos Independentes II
  • Biologia Educacional I
  • Didática I
  • Currículos e Programas I
  • Gestão Educacional
  • Fundamentos da Educação Especial
  • Psicologia III
  • Filosofia III
  • Estágio Curricular Supervisionado em Educação Infantil I
  • Disciplina Eletiva I
  • Biologia Educacional II
  • Didática II
  • Currículos e Programas II
  • Organização do Trabalho Pedagógico
  • Educação Inclusiva
  • Literatura Infanto Juvenil
  • Disciplina Eletiva II
  • Estágio Curricular Supervisionado em Educação Infantil II
  • Biologia Educacional II
  • Metodologia do Ensino de Matemática na Educação Infantil
  • Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa na Educação Infantil
  • Pesquisa e Prática Pedagógica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
  • Metodologia do Ensino de Geografia na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental
  • Metodologia do ensino de Ciências na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental
  • Estrutura e Funcionamento da Educação Básica
  • Estatística Aplicada à Educação
  • Estágio Curricular Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I
  • Estágio Curricular Supervisionado nas Disciplinas Pedagógicas de Ensino Médio
  • Metodologia do Ensino de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
  • Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
  • Pesquisa e Prática Pedagógica no Ensino Médio
  • Metodologia do Ensino de História na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental
  • Metodologia do Ensino de Artes na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental
  • Princípios Métodos da Psicopedagogia
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Estágio Curricular Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental ll
  • Estágio Curricular Supervisionado na Educação de Jovens e Adultos
  • Políticas Educacionais e Educação Básica I
  • Educação e Novas Tecnologias I
  • Metodologias e Práticas de Ensino Médio
  • Pedagogia em Espaços não Escolares
  • Jogos e Atividades Lúdicas
  • Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana
  • Estudos Independentes III (Projeto de TCC)
  • Língua Brasileira de Sinais
  • Estágio Curricular Supervisionado em Gestão de Processos Educativos
  • Políticas Educacionais e Educação Básica
  • Educação e Novas Tecnologias II
  • Metodologia da Educação Física na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental
  • Princípios da Avaliação da Aprendizagem
  • Trabalho de Conclusão de Curso
  • Pedagogia da Diversidade (Relações Étnico-Raciais)
  • Disciplina Eletiva III
  • Direito Educacional
  • Estágio Curricular Supervisionado em Gestão na Educação Profissional na Área de Serviços