Licenciatura Plena em Pedagogia
Coordenadora de Pedagogia: Mádja Diógenes Maia
Objetivo Geral
Formar profissionais, na área de educação competentes, críticos e comprometidos com o projeto ético-político da profissão, capacitados, através do processo de aprendizagem constante, nas diversas áreas do saber, para uma participação crítica e construtiva como cidadão.
Áreas de Atuação
O profissional pedagogo é habilitado para atuar nas áreas da docência na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio na modalidade normal de Educação Profissional, nas áreas de apoio escolar e gestão de sistemas escolares e não escolares e implementação de projetos em sistemas formais e não formais de educação; atividades científico-tecnológicas do campo educacional.
Estrutura Curricular
Estrutura Curricular: Matriz do Curso de Licenciatura em Pedagogia
Alfabetização e Letramento: Métodos e Perspectivas
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento I
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento II
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento III
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento IV
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento V
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento VI
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento VII
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento VIII
Avaliação, Organização e Planejamento em Educação.
Ciências: Conteúdos e Métodos
Didática
Direitos educacionais de adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas.
Educação Ambiental
Educação de Jovens e Adultos: Métodos e Fundamentos
Educação e Saúde
Educação Inclusiva
Educação Indígena e no Campo
Estágio Supervisionado I
Estágio Supervisionado II PRÉ–REQUISITO: ESTÁGIO I
Estágio Supervisionado III PRÉ–REQUISITO: ESTÁGIO II
Estágio Supervisionado IV PRÉ–REQUISITO: ESTÁGIO III
Estrutura e Funcionamento da Educação
Filosofia da Educação
Fundamentos das Séries Iniciais
Fundamentos de Educação Infantil
Fundamentos de Gestão Escolar
Fundamentos e Metodologia das Atividades Culturais e Artísticas
Geografia: Conteúdos e Métodos
História da Educação
História: Conteúdos e Métodos
Informática e Tecnologias Educacionais
Leitura e Produção de Textos
LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais
Língua Portuguesa: Conteúdos e Métodos
Literatura infanto-Juvenil
Ludicidade e Recreação
Matemática: Conteúdos e Métodos
Metodologia do Trabalho Científico em Educação
Multiculturalismo e Diversidades Étnico-Racial, de Gênero, Sexual, Religiosa e de Faixa Geracional
Pesquisa e Prática Pedagógica I
Pesquisa e Prática Pedagógica II
Pesquisa e Prática Pedagógica III
Pesquisa e Prática Pedagógica IV
Pesquisa e Prática Pedagógica V
Pesquisa e Prática Pedagógica VI
Pesquisa e Prática Pedagógica VII
Política Educacional Brasileira e Direitos Humanos Fundamentais
Psicologia da Educação
Sociologia e Antropologia da Educação
TCC – Trabalho de Conclusão de Curso PRÉ–REQUISITO: METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO EM EDUCAÇÃO
TCC IIPRÉ–REQUISITO: TCC I
DISCIPLINAS OPTATIVAS
Análise de Conjunturas Social, Política e Cultural
Fundamentos de Psicopedagogia
Psicomotricidade
Sexualidade e Educação
Temas Avançados e Transversais na Educação
DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA
Componentes Curriculares | C.H. |
Atividades Formativas | 2.460 |
Estágio Supervisionado | 400 |
* Pesquisa e Prática Pedagógica (Prática como componente curricular) | 420 |
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento | 200 |
Disciplinas optativas | 300 |
Total | 3.780 |