Escolha uma Página

Licenciatura Plena em Pedagogia

Coordenadora de Pedagogia: Mádja Diógenes Maia

Objetivo Geral
Formar profissionais, na área de educação competentes, críticos e comprometidos com o projeto ético-político da profissão, capacitados, através do processo de aprendizagem constante, nas diversas áreas do saber, para uma participação crítica e construtiva como cidadão.

Áreas de Atuação
O profissional pedagogo é habilitado para atuar nas áreas da docência na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio na modalidade normal de Educação Profissional, nas áreas de apoio escolar e gestão de sistemas escolares e não escolares e implementação de projetos em sistemas formais e não formais de educação; atividades científico-tecnológicas do campo educacional.

Estrutura Curricular

Estrutura Curricular: Matriz do Curso de Licenciatura em Pedagogia

 

Alfabetização e Letramento: Métodos e Perspectivas

Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento I

Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento II

Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento III

Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento IV

Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento V

Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento VI

Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento VII

Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento VIII

Avaliação, Organização e Planejamento em Educação.

Ciências: Conteúdos e Métodos

Didática

Direitos educacionais de adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas.

Educação Ambiental

Educação de Jovens e Adultos: Métodos e Fundamentos

Educação e Saúde

Educação Inclusiva

Educação Indígena e no Campo

Estágio Supervisionado I

Estágio Supervisionado II PRÉ–REQUISITO: ESTÁGIO I

 

Estágio Supervisionado III PRÉ–REQUISITO: ESTÁGIO II

Estágio Supervisionado IV PRÉ–REQUISITO: ESTÁGIO III

Estrutura e Funcionamento da Educação

Filosofia da Educação

Fundamentos das Séries Iniciais

Fundamentos de Educação Infantil

Fundamentos de Gestão Escolar

Fundamentos e Metodologia das Atividades Culturais e Artísticas

Geografia: Conteúdos e Métodos

História da Educação

História: Conteúdos e Métodos

Informática e Tecnologias Educacionais

Leitura e Produção de Textos

LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais

Língua Portuguesa: Conteúdos e Métodos

Literatura infanto-Juvenil

Ludicidade e Recreação

Matemática: Conteúdos e Métodos

Metodologia do Trabalho Científico em Educação

Multiculturalismo e Diversidades Étnico-Racial, de Gênero, Sexual, Religiosa e de Faixa Geracional

Pesquisa e Prática Pedagógica I

Pesquisa e Prática Pedagógica II

Pesquisa e Prática Pedagógica III

Pesquisa e Prática Pedagógica IV

Pesquisa e Prática Pedagógica V

Pesquisa e Prática Pedagógica VI

Pesquisa e Prática Pedagógica VII

Política Educacional Brasileira e Direitos Humanos Fundamentais

Psicologia da Educação

Sociologia e Antropologia da Educação

TCC – Trabalho de Conclusão de Curso PRÉ–REQUISITO: METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO EM EDUCAÇÃO

TCC IIPRÉ–REQUISITO: TCC I

 

DISCIPLINAS OPTATIVAS

Análise de Conjunturas Social, Política e Cultural

Fundamentos de Psicopedagogia

Psicomotricidade

Sexualidade e Educação

Temas Avançados e Transversais na Educação

DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA

Componentes Curriculares C.H.
Atividades Formativas 2.460
Estágio Supervisionado 400
* Pesquisa e Prática Pedagógica (Prática como componente curricular) 420
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento 200
Disciplinas optativas 300
Total 3.780