Escolha uma Página
Neuropsicologia Institucional

CARGA HORÁRIA: 420 h/a

A Neuropsicologia é uma área de investigação da Psicologia e da Neurociências  que busca compreender os processos mentais e as suas relações com o comportamento e o desenvolvimento cognitivo de cada indivíduo.  O foco de atuação do Psicólogo especialista em Neuropsicologia é o diagnóstico e a reabilitação das alterações comportamentais e cognitivas influenciadas por disfunções e/ou lesões do cérebro.    

Os conhecimentos da Neuropsicologia são baseados em estudos neurocientíficos e clínicos, os quais obedecem às mesmas metodologias científicas utilizadas nas pesquisas com ensaios experimentais ou de casos clínicos relacionados à Psicologia e Neurologia.

Uma especialização em NEUROPSICOLOGIA INSTITUCIONAL é uma formação multi e interdisciplinar continuada da Psicologia em nível de Pós-graduação que tem como objetivos aprofundar os conhecimentos e capacitar o profissional no processo de avaliação e na intervenção neuropsicológica, assim comum as áreas afins.

No processo de avaliação das funções neuropsicológicas, esses profissionais utilizam instrumentos padronizados especificamente para investigar o comportamento cognitivo envolvendo habilidades como: atenção, linguagem, raciocínio, memória, aprendizagem, processamento de informações e funções motoras, entre outras. Neste processo, o profissional fornece dados clínicos e formula uma hipótese diagnóstica do funcionamento cognitivo do paciente.

O campo de atuação desta especialidade da Psicologia compreende atividades diversas em diferentes espaços como o trabalho de pesquisa e ensino nas instituições acadêmicas, o atendimento individual em clínicas ou consultórios privados e a atuação como membro de equipes multidisciplinares em hospitais, entre outros. Abaixo estão algumas destas funções principais e locais de atuação.

  • Emissão de relatórios, pareceres, documentos produzidos na perspectiva neuropsicológica: obedece a parâmetros preestabelecidos e tem finalidades para os processos de conhecimento e desenvolvimento do paciente assistido pelo profissional. Auxilia nas decisões de outros profissionais de áreas interligadas, contribuindo e influenciando diretamente na decisão do tipo de tratamento escolhido, no âmbito de um processo judicial, escolar, clínico privado e/ou público, por exemplo, cuja tomada de decisão esteja relacionada com questões de desempenho intelectual ou a capacidade de julgamento de um indivíduo.
  • Na reabilitação neuropsicológica infantil. Estes profissionais buscam o desenvolvimento cognitivo e psicossocial de crianças e adolescentes; assim como no adulto e idoso, o trabalho é realizado tanto de forma individual, com o paciente, como pela integração dos pais ou responsáveis legais e educadores. As estratégias utilizadas envolvem jogos, tarefas e recursos que buscam o estímulo cognitivo visando a melhoria do desempenho pessoal na vida cotidiana

 

 

Matriz Curricular

01 -DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
02 -METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
03 -NEUROANATOMIA E NEUROFISIOLOGIA
04 -PATOLOGIAS DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL
05 -NEUROPSICOLOGIA NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA
06 -NEUROPSICOLOGIA NA FASE ADULTA E VELHICE
07- BASES TEÓRICAS E CONCEITUAIS EM AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA
08-NEUROPSICOLOGIA E TRANSTORNOS
MENTAIS
09- PRÁTICAS E APLICAÇÃO DE INVESTIGAÇÃO CLÍNICA EM NEUROPSICOLOGIA EM TRANSTORNOS MENTAIS
10- REABILITAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA NO ADULTO E NO IDOSO
11- REABILITAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA NA CRIANÇA E NO ADOLESCENTE
12. NEUROPSICOLOGIA E AS DIFICULDADES NOS TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM
13- NEUROPSICOLOGIA À EQUIPE MULTI E INTERDISCIPLINAR
14-ORIENTAÇÃO DE TCC- ARTIGO CIENTÍFICO