COORDENAÇÃO: Carlos Tuan Campelo Diógenes
DURAÇÃO: 14 meses
CARGA HORÁRIA: 410 h/a
PÚBLICO ALVO: Graduados da área da educação e áreas afins.
OBJETIVO GERAL:
Habilitar professores do ensino superior para o uso de Metodologias Ativas, desenvolvendo competências com sala de aula invertida, aprendizagem baseada em problemas, aprendizagem colaborativa, aprendizagem por meio de simulação, gamificação, etc.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
-Apresentar o conceito central de Metodologias Ativas e as práticas mais comuns;
-Desenvolver a habilidade para elaboração de planos de aula com base nas Metodologias Ativas;
-Conhecer as formas mais apropriadas para se avaliar a aprendizagem;
-Instruir os alunos para o uso de simulação, gamificação, vídeos e redes sociais no processo de ensino e aprendizagem.
MATRIZ CURRICULAR
| Disciplina | Carga horária |
| DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR | 30 |
| TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) E PRÁTICAS INOVADORAS | 30 |
| TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS:VÍDEOS E REDES SOCIAIS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM | 30 |
| AMBIENTES SIMULADOS –SALAS INVERTIDAS | 30 |
| METODOLOGIA DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO | 30 |
| APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS | 30 |
| GAMIFICAÇÃO; MAPAS CONCEITUAIS E MENTAIS, GRÁFICOS E PAINÉIS | 30 |
| METODOLOGIAS ATIVAS DA APRENDIZAGEM | 30 |
| METODOLOGIA DE ENSINO A DISTÂNCIA | 15 |
| TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) E PRÁTICAS INOVADORAS | 30 |
| PLANO DE ENSINO E METODOLOGIAS ATIVAS | 15 |
| PLATAFORMAS DE APOIO À APRENDIZAGEM | 15 |
| PROCESSOS DE AVALIAÇÃO EM METODOLOGIAS ATIVAS | 15 |
| PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA: ESTRATÉGIAS ATIVAS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM | 30 |
| E-BOOK – PORTFÓLIO DIGITAL E APREDIZAGEM SIGNIFICATIVA | 30 |
| ORIENTAÇÃO DO TCC: ARTIGO CIENTÍFICO | 30 |





























