Escolha uma Página

INSCRIÇÃO: R$ 47,00 Reais
01 + 15 mensalidades de R$ 199,00 Reais

Duração: 15 meses

Estamos vivendo tempos de extrema violência, guerras e intolerância. Dados da OMS apontam que a violência mata em torno de 1,6 milhões de pessoas no mundo a cada ano e outros milhões, são mutiladas e vitimizadas psicológica e fisicamente por atos violentos. Nunca o tema “cultura de paz” foi tão necessário. A construção dessa cultura começa por decisões pessoais, que levam os indivíduos a refletirem sobre seu papel no ambiente e na sociedade. Ao mesmo tempo, é a partir da ideia de responsabilidade social que o tema ganha espaço no cenário educacional, sendo compreendido como um movimento de formação da consciência do papel de cada sujeito na coletividade. É preciso pensar sobre como educar para a PAZ.

OBJETIVO GERAL:
Capacitar profissionais da educação para trabalhar as habilidades socioemocionais de crianças e adolescentes, favorecendo a cultura de paz, através de um currículo atualizado e antenado com as necessidades do mundo moderno, em sintonia com as Diretrizes Curriculares Nacionais da BNCC. Habilitar o profissional para lecionar em cursos superiores e realizar pesquisas nesta área do saber.

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO
01- Pluralismo Cultural
02- Didática do Ensino Superior
03- Cultura de Paz – aspectos históricos e atualidades
04- BNCC e seus Fundamentos: Habilidades Socioemocionais
05- Direitos Humanos e Igualdade de Gênero
06- Regulação Emocional nas Escolas
07-Metodologia da Pesquisa em Educação
08-Teoria do Apego e seu Impacto nas Habilidades Socioemocionais
09- Gestão, Liderança e Motivação em Sala de Aula
10 – Seminário I: Tolerância e solidariedade
11-Seminário II: Desenvolvimento sustentável e a cultura de paz
12-Psicologia Positiva e habilidades socioemocionais
13-Linguagem, comunicação e cultura de paz
14-Oficina de atividades para cultura de paz e educação socioemocional na educação infantil e fundamental I (15h/a)
15-Oficina de atividades para cultura de paz e educação socioemocional no fundamental II e Ensino Médio (15h/a)
16-Felicidade e Qualidade de Vida
17- TCC- Projeto de Intervenção (40 h/a)

Obs.: todas as disciplinas tem a carga horária de 30 horas aulas, exceto as oficinas e o TCC.